Segundo a civilização Maia, o mundo acabará no dia 21 de dezembro de 2012. Já não falta muito. Mas em que se baseia este vaticínio? Que indícios existem? O Odisseia procura respostas e descobre personagens peculiares que se prepararam para enfrentar o Apocalipse à sua maneira. Nas sextas-feiras 14 e 21 de dezembro as 23h, não perca o “Especial Fim do Mundo”, no Odisseia. E, se sobrevivermos, poderá vê-los de novo na sexta, dia 28, a partir das 23h.
2012, o Início de Uma Era
21 de dezembro de 2012. A proximidade desta data, marcada pelos Maias há cerca de mil e quatrocentos anos, tornou-se, nos últimos tempos, um alvo de curiosidade e debate. Alguns acreditam que o fim do mundo se aproxima, enquanto outros defendem que entraremos numa época de bonança. Mas como se chegou a esta conclusão e a uma data tão concreta? Em busca das respostas, visitaremos as enigmáticas ruínas de Copán, nas Honduras; na Alemanha, analisaremos o famoso Códice de Dresden, um dos três manuscritos autênticos que ainda existem sobre os antigos Maias e o primeiro livro conhecido sobre as Américas; nas terras altas da Guatemala, levantaremos o véu do misterioso mundo do xamanismo dos Maias e no México, examinaremos o Monumento 6 de Tortuguero, a única inscrição conhecida que se refere à data do 21 de dezembro. Com a ajuda de prestigiados arqueólogos e eruditos, o Odisseia percorre meio mundo para tentar descobrir mais sobre a data para o fim do mundo, vaticinada pelos Maias.
Sexta-feira 14, 23h00 | Sábado 15, 8h00/14h00
Sexta-feira 28, 23h00 | Sábado 29, 8h00/14h00
Como Enfrentar o Apocalipse
Em plena crise económica e de valores em praticamente todo o mundo, por todo o lado surgem pessoas que procuram a verdade absoluta, profetas e pessoas obcecadas com o fim do mundo, personagens curiosas que procuram o sentido da vida, enquanto se preparam para o apocalipse. Seguiremos o dia adia dos protagonistas deste documentário: um sonhador solitário em busca da utopia, um profeta da Bíblia que adverte o seu rebanho da hecatombe nuclear que está prestes a chegar e um padre marcado por uma infância pobre e repleta de abusos compromete-se agora a preparar os outros para sobreviver no mundo que nos espera. O Odisseia apresenta uma história honesta, inquietante e até um pouco cómica, sobre o amor, a necessidade de fazer parte de algo e a estranha crença universal de que a nossa geração poderá ser a última.
Sexta-feira 21, 23h00 | Sábado 22, 8h00/14h00
Sexta-feira 28, 24h00 | Sábado 29, 9h00/15h00