Select Page

Especial Grandes Répteis

São os maiores e mais temidos répteis do reino animal. Caçam as suas presas com as suas poderosas mandíbulas, com uma impressionante capacidade de reação, com venenos tóxicos ou até esmagando as suas vítimas. Em março, o Odisseia dedica as tardes das sextas-feiras à análise do comportamento de seres extraordinários, como o dragão-de-komdo, a antiga serpente gigante, Titanoboa, e os crocodilos de água salgada.

Todas as sextas-feiras, às 17h e às 18h

Titanoboa, Monstro ou Serpente?

Nas profundezas de uma mina de carvão da Colômbia, numa zona com mais de 65 milhões de anos, no ano 2002, os cientistas descobriram os restos da maior serpente que alguma vez existiu à face da Terra. Deram-lhe o nome científico de Titanoboa Cerrejonensis. Com um tamanho que podia alcançar os quinze metros de comprimento e um peso de mais de 1200 quilos, este enorme predador podia esmagar e devorar um crocodilo dos dias de hoje sem qualquer problema. Os fósseis de animais e plantas encontrados no local do achado colocam a Titanoboa nas primeiras selvas tropicais conhecidas, com bosques cerrados repletos de vida, que correspondem à altura do Paleoceno, após o desaparecimento dos dinossauros. Apesar de terem dimensões muito menores, podemos considerar as anacondas como suas descendentes diretas. O Odisseia acompanha uma equipa de cientistas até à América do Sul para descobrirmos mais sobre a maior serpente de todos os tempos, a Titanoboa

Sexta-feira 1, 17h00 | Sábado 2, 6h00/14h00

Natureza do Mundo: O Dragão de Komodo

O cientista Bryan Fry dirige há anos a Unidade de Investigação do Veneno na Austrália. Depois de passar metade da vida a extrair e a analisar venenos de serpentes, deu-se conta de que existe outro grupo de criaturas que também são venenosas: os grandes lagartos. E o maior e mais perigoso de todos é o dragão de Komodo, o último réptil predador que destrói as suas presas com um poderoso conjunto de dentes afiados e com uma arma secreta, um veneno tóxico do qual quase nada se sabe. Bryan tentará averiguar mais cosas sobre esta substância e para isso terá que extrair o veneno de um animal vivo. No entanto, antes de enfrentar estes gigantes, experimentará com os primos mais novos. Viajará até ao Outback australiano e à selva de Papua para procurar os lagartos mais letais, incluindo o varano crocodilo, que pode chegar a medir três metros de comprimento. O Odisseia acompanha Bryan Fry na sua investigação para descobrir o que faz do dragão de Komodo um dos animais mais perigosos da Terra.

Sexta-feira 8, 17h00 | Sábado 9, 6h00/14h00

O Crocodilo do Nilo

As margens do rio Nilo, em tempos cobertas por uma exuberante vegetação, são hoje um verdadeiro deserto. Os crocodilos que lá vivem, que chegaram a ser venerados como deuses, tendo sido mumificados e enterrados no Antigo Egito, são agora vistos como inimigos. Entraremos no território deles, um dos mais belos do planeta, para conhecer melhor o comportamento deste réptil extraordinário, comunicativo, inteligente, organizado e, atualmente, em perigo de extinção. As mudanças climáticas fizeram com que o seu habitat secasse e o calor extremo pode até alterar o sexo dos embriões. A temperatura de incubação determina o sexo das crias, os machos nascem a temperaturas maiores e as fêmeas a temperaturas menores. Se continuar assim, em pouco tempo, nascerão apenas machos. O que podemos fazer num futuro próximo para preservar a espécie de crocodilo mais comum de África? O Odisseia convida-o a conhecer o majestoso e imponente crocodilo do Nilo, um animal cada vez mais ameaçado pela ação do Homem.

Sexta-feira 8, 18h00 | Sábado 9, 7h00/15h00

Serpente do Mar

Tudo começou com um vídeo que circula na Internet, captado por um entusiasta. As imagens mostram um peixe enorme moribundo, uma espécie de serpente marinha conhecida como peixe-remo ou rei-dos-arenques. As semelhanças com criaturas lendárias do imaginário popular ou da literatura fantástica são surpreendentes: a forma, o tamanho, a cor. Estaremos perante o animal presente nos contos dos marinheiros dos tempos antigos? Não há civilização, cultura ou crença que não tenha a sua própria versão do mito, em todos os mares e em todas as latitudes. Mas que animal é este, afinal? Onde vive e de que se alimenta? Com a ajuda de imagens de arquivo, testemunhos vindos de várias partes do mundo e os melhores especialistas marinhos, o canal Odisseia irá responder a todas estas perguntas para fazer um retrato completo de um dos animais mais estranhos e desconhecidos do planeta.

Sexta-feira 15, 17h00 | Sábado 16, 6h00/14h00

Debaixo da Pele do Crocodilo

Das 23 espécies conhecidas de crocodilos, o de água salgada é o rei indiscutível. É o réptil maior e mais perigoso do mundo, podendo superar os seis metros de comprimento e uma tonelada de peso. Uma infinidade de histórias sobre crocodilos assassinos percorrem todo o mundo, como a de Gustave, que matou cerca de 300 pessoas nas imediações do lago Tanganica, ou a do aligator gigante que fugiu do jardim zoológico de Nova Orleães depois da passagem do Katrina e alimentou-se das vítimas do desastre. Mas como pode uma criatura tão primitiva, com um desenho biológico com 200 milhões de anos, estar ainda na vanguarda da evolução? A resposta está debaixo da sua pele. O Odisseia apresenta o funcionamento interno desta autêntica máquina da bioengenharia; as mandíbulas mais poderosas desde o Tyrannosaurus rex; um sistema de detectores de pressão que lhe permitem reagir num abrir e fechar de olhos; órgãos multitarefas que lhe dão uma vantagem mortal; e, para acabar, um dos maiores mistérios da biologia: o crocodilo alguma vez teve sangue quente, como os humanos?

Sexta-feira 15, 18h00 | Sábado 16, 7h00/15h00

A Vida Secreta dos Crocodilos

Os crocodilos são os predadores mais perigosos do mundo, responsáveis pela morte de milhares de pessoas por ano. O pouco que se sabe sobre estas formidáveis criaturas, uma vez que passam 80% do tempo debaixo de água, representa um entrave aos esforços para combater os ataques. Atualmente, um grupo de cientistas está a investigar o mundo secreto destes assassinos implacáveis de uma forma impressionante e inovadora: mergulham com os crocodilos do Nilo que vivem no delta do Okavango, no Botswana. Compreendendo melhor o seu comportamento, os cientistas querem descobrir a chave que pode ajudar a resolver o crescente conflito entre crocodilos e humanos. Além disso, querem exportar este método para o norte da Austrália, o habitat natural dos maiores e mais agressivos répteis do mundo, os crocodilos de água salgada. Irão consegui-lo? O Odisseia apresenta esta inovadora série documental que segue um grupo de cientistas, enquanto estes mergulham com os crocodilos da Austrália e do Botswana.

Sexta-feira 22, 17h00
Sábado 23, 6h00/14h00

Sexta-feira 29, 17h00
Sábado 30, 6h00/14h00

Life: Répteis e Anfíbios

De paisagens geladas a desertos áridos, os répteis e anfíbios dominaram os ambientes mais hostis do planeta, graças ao seu ancestral corpo de sangue frio e a toda uma série de inovações que foram acrescentando ao seu comportamento. Utilizando as técnicas de caça mais cruéis e tendo uma extraordinária capacidade de camuflagem e uma grande resistência física, os répteis desenvolveram-se em ambientes em que mamíferos e aves não ousaram entrar. Veremos como os imponentes dragões-de-Komodo caçam um búfalo, as serpentes do mar com um dos venenos mais tóxicos do mundo e que se reproduzem em grutas, os saltos aparentemente suicidas da rela-arborícola ou os cuidados ternos da rã-touro africana macho para com as suas crias e as do restante grupo. O Odisseia apresenta exemplos surpreendentes do amplo reportório de estratégias dos répteis e anfíbios para sobreviver.

Sexta-feira 22, 18h00 | Sábado 23, 7h00/15h00

Crocodilos, o Último Dragão

Os crocodilos apareceram há duzentos milhões de anos. Conviveram e caçaram os grandes dinossauros. Sobreviveram a cataclismos geológicos, mudanças climáticas planetárias, derivas continentais e, em última instância, ao Homem. O que lhes fez superar todos os seus contemporâneos perdurando até aos nossos dias? Através das histórias de três crocodilos diferentes – um crocodilo do Nilo, no Quénia, um caimão de óculos venezuelano e um gigantesco crocodilo marinho na Austrália -, este documentário que o Odisseia lhes apresenta percorrerá a história e a biologia dos crocodilos para mostrar-nos os seus rasgos e comportamentos mais característicos e interessantes. Gaviais, crocodilos cubanos e do Orinoco, crocodilos dos mangues, crocodilos anões, falsos-gaviais e crocodilos de Johnston salpicarão as nossas histórias para falar das particularidades de cada espécie e enriquecer esta história natural de um grupo extraordinário de sobreviventes.

Sexta-feira 29, 18h00 | Sábado 30, 7h00/15h00