O Odisseia dedica uma programação especial ao evento desportivo do ano: as Olimpíadas de Londres.
Um especial de 40 horas de programação que inclui documentários, alguns co-produzidos pelo COI, que mostrarão a evolução desta competição, a preparação da sede olímpica, os records e as rivalidades mais surpreendentes, as estrelas olímpicas e paralímpicas e alguns escândalos que mancharam este acontecimento desportivo.
“Citius, Altius, Fortius”. O Barão Pierre de Coubertin, o pai do movimento olímpico, propôs este inspirador lema ao Comité Olímpico Internacional em 1894. O seu significado é “mais rápido, mais alto, mais forte” e responde perfeitamente aos desafios dos atletas para alcançarem a excelência no desporto, inspirando-os a alcançar patamares cada vez maiores. Para consegui-lo, a história dos Jogos Olímpicos está cheia de momentos incríveis de superação, records que foram possíveis graças a novas técnicas, novos modelos de treino ou progressos tecnológicos, aparições estelares inesperadas como a irrupção de Emil Zátopek ou a nova técnica de salto de Fosbury. O Odisseia oferece-lhes alguns destes momentos mágicos que ocorreram ao longo da história dos Jogos Olímpicos e que respondem na perfeição ao velho lema de Pierre de Coubertin.
Segunda-feira 9, 22h00
Terça-feira 10, 6h00/15h00
Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012 representarão um elemento de mudança para o Reino Unido. Mudará o modo como o resto do mundo percebe os ingleses e até como eles se veem a si mesmo. Todos os estatutos da vida social britânica reuniram esforços para preparar um espetáculo desportivo e cultural de primeira magnitude no próximo verão. Será uma montra para comprovar o seu dinamismo, inovação e criatividade. O Odisseia convida-o a conhecer as infraestruturas dos próximos Jogos Olímpicos, assim como algumas das maravilhosas histórias pessoais de criatividade e iniciativa, não isentas de umas doses de extravagância britânica, que se escondem por trás deles. Entraremos na Casa Real da Moeda e falaremos com os encarregados do fabrico das medalhas, veremos como se utiliza alta tecnologia militar para melhorar a velocidade das cadeiras de rodas dos paralímpicos, assistiremos ao processo de elaboração das mascotes e visitaremos até a Orquestra Filarmónica de Londres, encarregue de gravar os hinos nacionais de todos os países participantes.
Segunda-feira 9, 23h00
Terça-feira 10, 7h00/16h00
- Sport Science II
Quem desenvolve mais força, um pitão birmanês ou um especialista em artes marciais? Quem derrubaria mais facilmente uma porta, um membro dos swat ou um jogador de futebol americano? Poderia recrear-se a famosa mordidela de Tyson a Holyfield? A estas, e muitas outras perguntas, a Sport Science tentará responder. Não percam esta espectacular série documental que o Odisseia lhes oferece, na qual a mais alta tecnologia irá colocar-se ao serviço de grandes cientistas para analisar mitos e mistérios. Mas, ao mesmo tempo, criará outros novos ao revelarmos e clarificarmos as incríveis forças que alguns seres humanos são capazes de desencadear. Entre eles estarão alguns dos desportistas de elite mais aclamados e poderosos da actualidade.
Terça-feira 10, 22:00h
Quarta-feira 11, 6h00/15h00
Quarta-feira 11, 22:00h
Quinta-feira 12, 6h00/15h00
Quinta-feira 12, 22:00h
Sexta-feira 13, 6h00/15h00
Sexta-feira 13, 22:00h
Sábado 14, 6h00/15h00
Segunda-feira 16, 22:00h
Terça-feira 17, 6h00/15h00
Terça-feira 17, 22:00h
Quarta-feira 18, 6h00/15h00
Quarta-feira 18, 22:00h
Quinta-feira 19, 6h00/15h00
Quinta-feira 19, 22:00h
Sexta-feira 20, 6h00/15h00
Sexta-feira 20, 22:00h
Sábado 21, 6h00/15h00
Segunda-feira 23, 22:00h
Terça-feira 24, 6h00/15h00
Terça-feira 24, 22:00h
Quarta-feira 25, 6h00/15h00
Quarta-feira 25, 22:00h
Quinta-feira 26, 6h00/15h00
A alegria transbordou por todo o Reino Unido quando se anunciou que Londres tinha sido nomeada para acolher os Jogos Olímpicos de 2012. Para os organizadores começava a contagem decrescente para convertê-los nos mais sustentáveis e verdes da história. Antes de começar qualquer construção, a equipa enfrentou enormes obstáculos, tinham que despejar 2 milhões de metros quadrados de terreno, derrubar 52 torres de alta tensão e enterrar todas as linhas elétricas em dois colossais túneis de 6 quilómetros de comprimento. Outra preocupação era o que fazer com as infra-estruturas uma vez terminados os Jogos. Aceitando a ideia de temporalidade do evento, os arquitetos e engenheiros desenharam a maioria das sedes para que pudessem ser parcialmente desmontadas. No entanto, poderia dizerse que o maior desafio que a organização enfrentava era deixar aos londrinos o maior parque urbano do Reino Unido. O Odisseia apresenta o colossal trabalho dos paisagistas das Olimpíadas, entre eles o desenho de mais de cem hectares de habitats especializados e a redução de um risco sempre latente em Londres, as inundações.
Terça-feira 10, 23:00h
Quarta-feira 11, 7h00/16h00
A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Londres, o Odisseia oferece-lhes uma compilação dos momentos mais espetaculares, surpreendentes e dramáticos que os atletas do anterior encontro olímpico de Pequim nos deixaram. Para tal nada melhor do que contar com os testemunhos dos seus protagonistas para explicarem-nos como foi o caminho, as duras sessões de treinos e os sacrifícios, até alcançarem a glória olímpica, o objetivo final de quatro anos de trabalho. Contaremos com os dois indiscutíveis triunfadores dos Jogos, por um lado Michael Phelps, o nadador norteamericano que consegui a proeza inédita de ganhar oito medalhas de ouro, e por outro, estaremos com o velocista jamaicano Usain Bolt, vencedor de três medalhas de ouro depois de pulverizar outros tantos records mundiais.
Quarta-feira 11, 23h00
Quinta-feira 12, 7h00/16h00
Enquanto Caster Semenya alcançava o seu sonho de vencer o campeonato mundial dos 800 metros celebrado em Berlim em 2009, os rumores sobre o seu sexo disparavam devido ao seu imponente físico. Uma tempestade de divagações e detalhes mórbidos desencadeava-se à volta da atleta e da sua brilhante vitória e acabou por se tornar numa humilhação pública. Enquanto se iniciava uma luta contra a IAAF, o organismo que rege o atletismo a nível mundial, com advogados e cientistas pelo meio, a jovem atleta tinha apenas uma coisa em mente: regressar o quanto antes à competição. Com um acesso sem precedentes a Caster Semenya, o Odisseia oferecelhes a sofredora história desta tímida adolescente de uma remota aldeia da África do Sul, que depois de ultrapassar todos os obstáculos até ser a melhor do mundo, teve que enfrentar um desafio ainda maior por parte da opinião pública.
Quinta-feira 12, 23h00
Sexta-feira 13, 7h00/16h00
Os Jogos Olímpicos cresceram sem parar até se tornarem no maior acontecimento desportivo do mundo. Desde as nove competições básicas de 1896 até às trinta e oito dos últimos Jogos de Pequim, para trás ficaram especialidades surpreendentes para o espetador de hoje em dia: desportos como a natação com obstáculos, o levantamento de pesos com uma mão ou o duelo de pistolas. Olharemos o futuro para tentar discernir que competições poderiam ser incorporadas às Olimpíadas, e veremos as complexas deliberações ao respeito que se celebram entre o COI e os comités locais antes de cada encontro. Com imagens de arquivo do vasto catálogo olímpico e entrevistas com membros do COI e reconhecidos atletas, o Odisseia faz um longo percurso pela evolução dos desportos olímpicos e descobre como este espetáculo sempre em mudança soube manter a relevância e a inspiração original cento e dezasseis anos depois.
Sexta-feira 13, 23h00
Sábado 14, 7h00/16h00
Quando faltam poucos dias para o início dos Jogos Paralímpicos de Londres, o Odisseia tem o prazer de lhes apresentar alguns dos atletas participantes mais destacados, tanto desde o ponto de vista humano como desde o ponto de vista científico. Colocar-nos-emos literalmente na sua pele com a ajuda da tecnologia mais avançada e criaremos retratos biomecânicos dos atletas, analisando pela primeira vez na história o interior destes seres humanos incríveis e a razão por que alcançaram esse nível de excelência desportiva. Conheceremos um futebolista cego que “vê” através do ouvido; estaremos com dois jogadores de rugby em cadeira de rodas, veremos como um cavaleiro controla o seu cavalo com as ancas, estaremos com uma atleta que compete com uma prótese numa perna e acabaremos com uma nadadora que sofre de paralisia cerebral que lhe afeta completamente o lado direito do corpo.
Segunda-feira 16, 23h00
Terça-feira 17, 7h00/16h00
- As Melhores Fotos Olímpicas
A poucos dias do início dos Jogos Olímpicos de Londres, voltamos no tempo para ver algumas das imagens lendárias que as lentes das câmaras captaram ao longo da história das Olimpíadas. Analisaremos cada fotografia em pormenor e situála- emos no seu contexto histórico concreto, explicando a importância que teve no momento em que foi tirada. Com o testemunho de atletas de escala mundial como Sergei Bunka ou Frankie Fredericks, o Odisseia tem o prazer de lhes oferecer uma fascinante visão da história dos Jogos Olímpicos através das suas imagens mais emblemáticas, um percurso que relaciona alguns dos maiores sucessos da história do desporto com as lembranças pessoais dos seus protagonistas.
Terça-feira 17, 23h00
Quarta-feira 18, 7h00/16h00
Terça-feira 17, 23h30
Quarta-feira 18, 7h30/16h30
- Desportos do Mundo II
Na companhia de um jogador profissional da Liga Nacional de Futebol Americano, Dhani Jones, o Odisseia empreende uma longa viagem ao redor do mundo com o objectivo de aprender e pôr em prática os desportos mais característicos de cada um dos países que completam este original percurso. Tailândia, Austrália, Espanha, Nova Zelândia ou Rússia serão alguns dos lugares que visitaremos. Um total de dez países onde, através do desporto, nos aproximaremos também da cultura, dos costumes, da gente e da sua paixão pelo desporto. Mas para o nosso atlético guia nem tudo acaba por aqui. Dhani terá uma dupla missão, por um lado será o mestre-decerimónias que nos aproximará das peculiaridades de cada actividade desportiva e da cultura e da sociedade de cada país, por outro, em cada episódio terá que medir as suas capacidades em cada desporto. Será capaz de sair vitorioso em todos eles? Resistir-lhe-á algum desporto?
Quarta-feira 18, 23h00
Quinta-feira 19, 7h00/16h00
Quinta-feira 19, 23h00
Sexta-feira 20, 7h00/16h00
Sexta-feira 20, 23h00
Sábado 21, 7h00/16h00
Segunda-feira 23, 23h00
Terça-feira 24, 7h00/16h00
Terça-feira 24, 23h00
Quarta-feira 25, 7h00/16h00
Quarta-feira 25, 23h00
Quinta-feira 26, 7h00/16h00
Quinta-feira 26, 23h00
Sexta-feira 27, 7h00/16h00
Sexta-feira 27, 23h00
Sábado 28, 7h00/16h00
Segunda-feira 30, 23h00
Terça-feira 31, 7h00/16h00
- Trekking
Terça-feira 31, 23h00
Quarta-feira 1 (Agosto), 7h00/16h00
A tocha olímpica tornou-se no inconfundível arauto dos Jogos que estão a chegar, chamando as pessoas de todos os contextos sociais a fazerem parte do movimento olímpico, unindo-as na missão comum de levar o fogo até ao caldeirão do estádio. De facto, a épica viagem da tocha é considerada atualmente um evento dentro dos próprios Jogos, sendo ao mesmo tempo inspiradora do orgulho nacional de um povo e de um poderoso símbolo que se sente em todo o mundo. O Odisseia oferece-lhe este curioso documentário que recolhe a história da tocha olímpica, desde os seus mais humildes inícios até às pomposas celebrações dos dias de hoje.
Quinta-feira 26, 22:00h
Sexta-feira 27, 6h00/15h00
Esqueça tudo o que acredita saber sobre o doping. EPO, esteróides ou testosterona são histórias do passado. No futuro mais imediato, o doping não necessitará de agulhas, pílulas ou adesivos. Os atletas irão dopar-se geneticamente. Embora a ideia de um super-homem mutante soe a ficção científica, a Agência Mundial Anti-Doping já está a soar o alarme. O doping genético será o mais potente de todos os tempos, porém, também o mais imprevisível e indetectável e, por isso, também muito mais perigoso. Cientistas que investigam na pesquisa de curas para doenças congénitas hereditárias continuam a enfrentar frequentemente graves reveses: muitas vezes, os pacientes que tratam desenvolvem ainda mais a doença e inclusive morrem. No entanto, parece que isto não importa ao mundo do desporto, a tentação em forma de interesses económicos é demasiado suculenta. O Odisseia traz este interessante documentário que investiga o que há de certo nesta corrida sem regras que parece já ter começado, medicina e ciência contra o desporto e dinheiro.
Sexta-feira 27, 22:00h
Sábado 28, 6h00/15h00
- Heróis Olímpicos por Acaso
O Odisseia tem o prazer de lhes oferecer as emocionantes histórias de alguns dos heróis olímpicos mais surpreendentes e insólitos, atletas que triunfaram apesar de partirem desde um discreto segundo plano, ou porque tiveram que superar algum tipo de adversidade ou doença, ou porque tiveram que se sobrepor a obstáculos extradesportivos, de índole social, económica ou política. Alguns destes atletas conseguiram o triunfo nas suas áreas, no entanto, para outros a participação nos Jogos Olímpicos já foi por si um triunfo. Estes heróis insólitos encarnam melhor que ninguém o ideal olímpico.
Segunda-feira-feira 30, 22h00
Terça-feira 31, 6h00/15h00
Segunda-feira-feira 30, 22h30
Terça-feira 31, 6h30/15h30
- Desafios do Desporto
O Odisseia apresenta-lhes uma exaustiva compilação de algumas das rivalidades mais destacadas surgidas ao longo da história dos Jogos Olímpicos, fazendo especial finca-pé no significado que a competição tem para os nossos protagonistas, e o amontoado de emoções que o desporto de alto nível desperta entre alguns destes desportistas lendários. Graças a imagens de arquivo e entrevistas, saboreamos a paixão que acompanha os Jogos Olímpicos e o profundo respeito que acaba por acontecer entre os rivais mais irritados, tanto dentro do terreno de jogo como fora dele.
Terça -feira-feira 31, 22h00
Quarta-feira 1 (Setembro), 6h00/15h00
Terça -feira-feira 31, 22h30
Quarta-feira 1 (Setembro), 6h30/15h30
E se perdeu estes programas, poderá vê-los em maratona:
Sábado 14 e Domingo 15
- Récords olímpicos/Sábado 14, 22h00
- O Desafio de Londres 2012/Sábado 14, 23h00
- Olimpíadas: O Sonho Verde de Londres/Domingo 15, 0h00
- Sport Science, Episódio 1/Domingo 15, 1h00
- Estrelas Olímpicas de Pequim 2008/Domingo 15, 22h00
- Semenya, Competir como Mulher/Domingo 15, 23h00
- Olimpíadas, Desporto em Evolução/Segunda-feira 16, 0h00
- Sport Science, Episódio 2/Segunda-feira 16, 1h00
Sábado 21 e Domingo 22
- Paralímpicos, Atletas sem Limites/Sábado 21, 22h00
- Sport Science, Episódio 5/Sábado 21, 23h00
- Sport Science, Episódio 6/Domingo 22, 0h00
- Sport Science, Episódio 7/Domingo 22, 1h00
- As Melhores Fotos Olímpicas: Episódio 1 e 2/Domingo 22, 22h00 y 22h30
- Desportos do Mundo II: Luta Senegalesa/Domingo 22, 23h00
- Desportos do Mundo II: Levantamento de Pedras/Segunda-feira 23, 0h00
- Desportos do Mundo II: Ciclismo/Segunda-feira 23, 1h00
Sábado 28 e Domingo 29
- Desportos do Mundo II: Pólo Aquático/Sábado 28, 22h00
- Desportos do Mundo II: Os Jogos das Highlands/Sábado 28, 23h00
- Desportos do Mundo II: Cricket/Domingo 29, 0h00
- A Viagem da Tocha Olímpica/Domingo 29, 1h00
- Desportos do Mundo II: Voleibol de Praia/Domingo 29, 22h00
- Desportos do Mundo II: Futebol/Domingo 29, 23h00
- Doping, Mutação Genética/Segunda-feira 30, 0h00
- Sport Science, Episódio 10/Segunda-feira 30, 1h00