Select Page

Especial Menstruação, nem Contigo nem sem Ti

Neste mês, o Odisseia convida-os para uma emotiva viagem até às raízes mais profundas da feminilidade e da vida. Iremos abordar os tabus à volta da menstruação e da menopausa através de experiências pessoais e coletivas e iremos analisar, a partir de um ponto de vista médico e social, a correspondência que têm estas duas vivências com a dor, as tradições familiares, a debilidade emocional e a fertilidade.

Capítulos

  • A Lua em Ti

Como tantas mulheres em todo o mundo, Diana padeceu de menstruações dolorosas durante anos. A cada mês coloca-se a mesma pergunta: porquê tanta dor e incómodo se sou completamente saudável? O que ao princípio foi apenas uma curiosidade transforma-se para ela numa emotiva viagem às raízes mais profundas da feminilidade e da vida. O Odisseia apresenta-lhe neste documentário um olhar limpo sobre este tabu, e questiona a realidade social de homens e mulheres de uma maneira mais profunda do que a sociedade está disposta a admitir. Simultaneamente familiar e sem nome, conhecido e ignorado, o documentário aborda o tema da menstruação através das referências pessoais e coletivas, desafiando, desta maneira, as nossas ideias preconcebidas sobre o que é a feminilidade, ajudando tanto homens como mulheres a superar as definições de género tradicionais.

Domingo 25, 22h00
Segunda-feira 26, 6h00/14h30


  • Mulheres sem Pausa

Com o paulatino aumento da esperança média de vida, a menopausa converteu-se numa realidade universal que afeta mulheres de todo o planeta. A interrupção da menstruação chega por volta dos cinquenta e muitas vezes utiliza-se o termo para definir o período de transição entre os anos férteis da mulher e os anos em que a gravidez já não é possível. Esta diminuição de hormonas sexuais costuma desencadear um leque de sintomas que influenciam a qualidade de vida. Na nossa sociedade, a menopausa é muitas vezes sinónimo de debilidade emocional, ansiedade ou irritação. Do Japão à Tanzânia, passando por França, Espanha ou Equador, conheceremos mães, esposas, donas de casa ou trabalhadoras de diferentes culturas e condições que, antes de tudo, desejam ser vistas como mulheres que têm um futuro pela frente para desfrutar. As mulheres e as pessoas que convivem com elas tomam a palavra neste documentário do Odisseia para contarem-nos as suas experiências, as suas inquietações e os seus anseios para o futuro promissor que as espera.

Domingo 25, 23h30
Segunda-feira 26, 7h30/16h00