Select Page

Especial O que resta do sonho americano?

Por ocasião das eleições presidenciais nos Estados Unidos, o Odisseia apresenta a programação especial “O que resta do sonho americano? ” Todas as quintas e sextasfeiras de novembro às 23h.

Estados Unidos, uma Nação Dividida

Os Estados Unidos encontram-se no meio de um feroz confronto entre partidos, como não se via no país há quase um século. Cada questão política torna-se uma batalha campal entre democratas e republicanos, quer se refira à economia, à educação, às alterações climáticas ou à política externa. Há várias gerações que os dois partidos não estavam tão separados e esta extrema polarização fez com que a eficácia do governo caísse por terra. Mas qual a razão deste partidismo amargo na política dos Estados Unidos? Que forças ocultas separam cada vez mais ambos os partidos? Quais as consequências para a democracia do país? Graças às opiniões de cidadãos anónimos e a entrevistas de algumas das mentes mais brilhantes do país, como Robert Putnam ou Jesse Jackson, o Odisseia analisa o estado social, político e económico da democracia vigente mais antiga do mundo.

Quinta-feira 1, 23h00
Sexta-feira 2, 8h00/14h00

 

A Reconstrução do Ground Zero

Onze anos depois dos terríveis atentados à cidade de Nova Iorque, o Odisseia apresenta um documentário épico sobre engenharia, avanços tecnológicos e a enorme perseverança do espírito humano. Com um acesso sem precedentes, garantido pela Autoridade Portuária de Nova Iorque, ao longo de cinco anos, seguimos os trabalhos de reconstrução do Ground Zero, com um novo arranha-céus, o One World Trade Center (1WTC), e um memorial em honra das vítimas, que irá também albergar um museu. Veremos a luta dos arquitetos e engenheiros para construir edifícios seguros, sempre sob uma enorme pressão para respeitar os prazos de entrega, para construir um espaço de escritórios prático e energicamente eficiente e para satisfazer as expetativas da população, de forma a ser um local adequado para a memória nacional. Entrevistaremos o arquiteto do 1WTC, David Childs, o diretor executivo da Autoridade Portuária, Ward Chris, o presidente da câmara, Michael Bloomberg, e Michael Arad, o homem que está por detrás do conceito inovador do Memorial 9/11.

Sexta-feira 2, 23h00
Sábado 3, 8h00/14h00

 

Os Ladrões do Sonho Americano

Há mais de 40 anos, o advogado Lewis Powell (mais tarde, juiz do Tribunal Supremo dos Estados Unidos) elaborou um documento secreto, a pedido da Câmara do Comércio. Nesse texto, um tratado utópico sobre o mercado livre de apenas seis páginas, alertava os empresários para o perigo que representavam os intelectuais das universidades e os meios de comunicação para as suas atividades, propondo aos grandes grupos empresariais que investissem neles, para terem controlo dos órgãos do governo. Parece-lhe familiar? A crise atual podia estar relacionada com o objetivo final de Powell, o controlo por parte dos grupos empresariais da legislação e da política do país. O golpe definitivo surgiu com a Citizens United, a fatídica decisão do Tribunal Supremo que concedeu capacidade ilimitada às corporações e multimilionários, para viciar as eleições com doações. O Odisseia analisa ao pormenor os últimos 40 anos da política norte-americana, desde a aplicação do Manifesto Powell, até à situação atual, com a crise financeira mundial, o movimento Occupy Wall Street e o desmantelamento da classe média norte-americana.

Quinta-feira 8, 23h00
Sexta-feira 9, 8h00/14h00

 

Geração SMS

Com o espírito triunfante dos documentários que se focam em torneios que nem sequer sabíamos que existiam, o Odisseia apresenta este peculiar retrato de seis adolescentes que lutam para vencer o Campeonato Nacional de SMS, dos Estados Unidos. Armados com dois polegares e um telemóvel, os concorrentes competirão no incomparável marco da cidade de Nova Iorque por um prémio no valor de 50 mil dólares. Mas quem são estes jovens que passam a vida a escrever mensagens de texto e por que o fazem de forma tão obsessiva? Enquanto preparam os seus polegares para o evento principal, seguiremos o dia a dia de uns adolescentes que, apesar de serem chamados de freaks, demonstram uma grande capacidade para sobressair tanto nas suas relações sociais, como nos estudos.

Sexta-feira 9, 23h00
Sábado 10, 8h00/14h00

 

A Cerveja é Mais Barata do que a Terapia

“Tenho 22 anos e julgo ter matado cerca de 30 pessoas. Pelos mesmos por que recebes o reconhecimento dos teus superiores no Iraque, nos Estados Unidos serias considerado um assassino em série. É algo em que costumo pensar quando o Sol se põe, pouco antes de dormir ou durante uma longa noite de insónias.” É a reflexão de um jovem soldado do exército norte-americano. Quando regressam a casa, as dúvidas crescem e vêm à tona sentimentos como a melancolia ou o medo. Então, dão-se conta de que a guerra ainda não acabou e têm de continuar a lutar. Muitos não conseguem. O número de suicídios entre os jovens cresce de forma imparável. O Odisseia apresenta um retrato minucioso do que, na verdade, se esconde por detrás da fachada de heroísmo do soldado norteamericano: graves sequelas psicológicas inaceitáveis para a cultura machista do exército.

Quinta-feira 15, 23h00
Sexta-feira 16, 8h00/14h00

 

Evangélicos, o Valor da Virgindade

Os cristãos evangélicos defendem uma segunda revolução sexual, mas desta vez centrada na castidade. Apesar das atitudes e práticas culturais da atualidade, pensa-se que, hoje em dia, uma em cada oito mulheres dos Estados Unidos se tenha comprometido a permanecer virgem até ao casamento. Os sete filhos da família Wilson, considerados os fundadores da Purity Ball, uma cerimónia de pureza entre pais e filhos, levaram este conceito de integridade de corpo e mente um pouco mais longe, até o primeiro beijo só pode ser dado depois de chegarem ao altar. Durante dois anos, o Odisseia seguiu os Wilson, enquanto alguns dos filhos se preparam para a sua visão particular sobre o amor e o matrimónio, enquanto esperam conhecer a sua princesa ou príncipe encantado. No processo, surge uma reflexão mais ampla que defende que a direita religiosa está a preparar uma geração de jovens virgens para encarnar uma utopia evangélica nos Estados Unidos.

Sexta-feira 16, 23h00
Sábado 17, 8h00/14h00

 

Louis Theroux na Mega Prisão de Miami

Pela mão de Louis Theroux, o Odisseia apresenta uma das maiores prisões preventivas dos Estados Unidos, a mega prisão de Miami. Apesar de ter capacidade para seis mil reclusos de forma permanente, todos os anos, passam por aqui mais de cem mil pessoas. É um local transitório, enquanto esperam ser julgados (tecnicamente, todos os reclusos são inocentes). Este tipo de instituições são um fenómeno recente no país, sendo consequência direta do contínuo crescimento da taxa de criminalidade. Dependendo da natureza do crime, alguns entram e saem numa questão de horas, enquanto outros podem lá passar vários anos. Para estes, as condições podem ser piores do que nas prisões tradicionais. Desde assassinos no corredor da morte que esperam recurso, até bêbedos ou arruaceiros que estão presos pela primeira vez, iremos conhecer a grande variedade de pessoas que passam pela mega prisão de Miami e analisaremos o peculiar sistema judicial norte-americano.

Quinta-feira 22, 23h00
Sexta-feira 23, 8h00/14h00

Sexta-feira 23, 23h00
Sábado 24, 8h00/14h00

Manual para Presidir os Estados Unidos

O Odisseia apresenta este fascinante documentário que analisa todas as mudanças de imagem a que os presidentes dos Estados Unidos tiveram de se submeter, desde o início do século XX. Como pode apenas um homem impor-se como a figura mais importante de um país e representar a nação mais poderosa do mundo? Iremos ver as presidências dos últimos 100 anos nos Estados Unidos e revelaremos os ingredientes fundamentais necessários para criar um chefe de estado: a virilidade, a empatia, a capacidade de decisão, a humanidade e, obviamente, o sonho americano.

Quinta-feira 29, 23h00
Sexta-feira 30, 8h00/14h00

Batman: O Massacre de Denver

Em Londres, Amal Fashanu foi uma das sortudas que conseguiram bilhetes para a estreia do último filme do Batman, intitulado “O Cavaleiro das Trevas Renasce”. Dias mais tarde, dirigia-se para Aurora, nos arredores de Denver, onde um brilhante estudante universitário, James Holmes, irrompeu na sessão da meia-noite com armas e gases lacrimogénios, o que resultou em doze mortos e mais de 50 feridos. Quando o detiveram, identificou-se como sendo Joker. No primeiro documentário sobre o último massacre do país, Amal fala com os sobreviventes e tenta descobrir um pouco mais sobre a personalidade do assassino. Columbine, Virginia Tech e, agora, Denver: a lista dos massacres com armas nos Estados Unidos parece imparável. O Odisseia apresenta este impressionante documentário que recolhe a opinião dos jovens norte-americanos sobre a posse de armas, um direito protegido pela Constituição, e o que pensam sobre a aplicação da pena de morte neste caso em concreto.

Sexta-feira 30, 23h00
Sábado 1 (Decembro), 8h00/14h00