Select Page

Especial: Poder Nuclear

No dia 11 de março, faz dois anos que se deu o acidente nuclear de Fukushima. Por esse motivo, o Odisseia apresenta o especial “Poder nuclear”. Através de uma viagem pelo passado e pelo presente, analisando os cenários possíveis do futuro, o Odisseia aprofundará o tema da energia nuclear e da sua aplicação em fins militares e civis.

A partir do dia 11, segundas e terças-feiras, às 23h

Irão Nuclear, 40 Anos de Disputas

O Odisseia apresenta este impressionante documentário que analisa a verdadeira história que se esconde atrás de quatro décadas de disputas nucleares entre o Irão, Israel e o Ocidente. Através de entrevistas com especialistas do Irão, de Israel, da Rússia e dos Estados Unidos, assim como representantes de organismos internacionais, como a Agência Internacional de Energia Atómica, descobrimos os pontos-chave do programa nuclear iraniano, um projeto que arrancou com o apoio dos Estados Unidos e com fins pacíficos, foi suspenso depois da Revolução Islâmica de 1979 e alcançou o seu ponto alto nos últimos anos, coincidindo com a chegada ao poder do atual presidente, Mahmoud Ahmadinejad. Hoje em dia, enquanto o Irão insiste no seu direito de incrementar a sua capacidade nuclear, os países europeus e os Estados Unidos impuseram duras sanções económicas, entres elas o embargo do seu petróleo, para tentar travar a escalada nuclear iraniana a todo o custo. Entretanto, a possibilidade de uma ação militar parece cada vez mais possível.

Segunda-feira 11, 23h00
Terça-feira 12, 5h00/13h00

Chernobyl, Território Radioativo

Apesar das altas doses de radiação, a natureza regenera-se pouco a pouco em Chernobyl. Dentro da zona de exclusão que rodeia a antiga central nuclear, existem dez vezes mais javalis do que antes do desastre e quase três mil alces, lobos e linces regressaram à zona. Além disso, muitas espécies de pássaros à beira de extinção noutras partes da Europa também se adaptaram a esta região. Será que isto significa que a fauna selvagem é imune à radiação? A realidade é muito mais complexa e exige uma investigação profunda no terreno. O certo é que nesta reserva natural improvisada, criada sobre as ruínas das habitações destruídas após o desastre, neste estranho mundo em que a radiação altera com as estações, ecologistas e zoólogos estão a fazer descobertas extraordinárias. Uma das mais importantes é uma investigação que abre as portas a novos avanços no campo da radioterapia aplicada aos humanos. O Odisseia regressa à zona de exclusão de Chernobyl para analisar a forma como a natureza se regenera em território radioativo.

Terça-feira 12, 23h00
Quarta-feira 13, 5h00/13h00

Kokeshi, o Renascer de Fukushima

As Kokeshi são bonecas tradicionais japonesas feitas em madeira. São caraterizadas por ter um tronco simples e uma cabeça arredondada, pintada com linhas simples. São originárias da região de Tohoku, no norte do Japão, onde a 11 de março de 2011 se deu o epicentro do grande terramoto seguido de tsunami e a fuga nuclear de Fukushima. Em poucos minutos, ficou tudo reduzido a escombros. Mais uma vez, a força impiedosa da natureza mostrou a insignificância do ser humano. Contudo, os japoneses sabem que a natureza não tardará a mostrar o seu lado mais bondoso. Na reconstrução daquela zona utilizarão os seus recursos, procurando melhores formas de viver e construindo, pouco a pouco, uma nova comunidade onde poderão crescer, seguindo em frente com sorrisos tranquilos, como os das Kokeshi. Dois anos depois da tragédia de Fukushima, o Odisseia apresenta este emocionante documentário que mostra a luta do povo japonês para seguir em frente.

Segunda-feira 18, 23h00
Terça-feira 19, 5h00/13h00

Nação Sob Ameaça: Ataque Nuclear

Todos nós conhecemos o poder devastador das armas nucleares, uma realidade à qual uma dezena de países já poderia ter acesso. Perante ameaças deste género, que conhecimentos científicos deveria o líder de um país ter para enfrentar o desastre, um chefe de estado que tem o destino de milhões de pessoas nas suas mãos? Pela mão do prestigiado professor de física Richard Muller, autor do livro “Física para futuros presidentes”, o Odisseia apresenta-lhe uma completa simulação de tudo o que poderia acontecer durante um ataque a grande escala, e as decisões que os líderes das principais potências do mundo deveriam adotar.

Terça-feira 19, 23h00
Quarta-feira 20, 5h00/13h00

Mundo nuclear

O Odisseia faz uma análise da história do armamento nuclear, uma situação que teve origem no final da Segunda Guerra Mundial, há quase sete décadas, e que continua a ser uma grave ameaça na complexa realidade do mundo em que vivemos. Analisaremos também a permanente luta das nações para encontrar soluções dialogadas sobre como dispor e reduzir a proliferação destas armas no mundo. Finalmente, veremos o estado atual da questão, no que pretende ser uma chamada de atenção para a humanidade, uma investigação exaustiva que permite clarificar a inquietante realidade em que nos encontramos nos dias de hoje. As perguntas são inevitáveis: o problema ainda pode ser resolvido ou é demasiado tarde para voltar atrás? Conseguirá alguém livrar a humanidade das armas mais destrutivas que alguma vez se inventaram?

Segunda-feira 25, 23h00 |
Terça-feira 26, 5h00/13h00

O Pesadelo dos Resíduos Nucleares

Percorreremos a França, a Alemanha, os Estados Unidos e a Rússia para analisarmos um tema ainda tabu nas sociedades industrializadas, a energia nuclear. Apesar de a segurança ter aumentado significativamente nos últimos anos, a maior fraqueza da energia nuclear continua a ser o tratamento dos resíduos que se geram. As pessoas receiam-nos, não os querem perto de suas casas e a verdade é que os cientistas ainda não encontraram uma solução aceitável para o problema. Entretanto, as empresas que tratam dos resíduos nucleares tentam tranquilizar as pessoas e os políticos fogem ao tema sempre que possível. Mas o que sabemos realmente sobre os resíduos nucleares? Como podem as pessoas ter uma visão clara de algo que esteve sempre envolvido num enorme secretismo? O Odisseia apresenta este interessante documentário que aborda os assuntos mais obscuros da energia nuclear, tanto do ponto de vista científico, como do ponto de vista político.

Terça-feira 26, 23h00
Quarta-feira 27, 5h00/13h00