Select Page

Especial Viagem ao Centro da Terra

Estando tão perto de nós como Nova Iorque está de Berlim, o núcleo da terra deu forma ao nosso mundo e é o responsável pela criação do campo magnético que nos protege dos letais ventos solares. De um tamanho ligeiramente mais pequeno do que a lua e quase tão quente como a superfície do sol, cientistas de todo o mundo estão a tentar revelar os segredos que ainda estão ocultos a cerca de 6000 quilómetros debaixo de nós. O que descobrirem pode dar um novo enfoque à evolução do planeta, à idade do núcleo e ao nosso próprio futuro.

Conheceremos Kei Hirose que está a tentar recriar o núcleo terrestre usando uma peça de ferro, alguns fragmentos de diamante, laser e uma temperatura de 5500 oC. Também desceremos à mina mais profunda do mundo, onde a temperatura ronda os 70 oC e veremos o que é verdade numa interessante teoria que diz que o núcleo está tão quente porque se comporta como um reator nuclear. Pela mão de investigadores de todo o mundo, o Odisseia convida-o para uma apaixonante viagem ao centro da Terra para ver como funciona o núcleo do nosso planeta.

Sexta-feira 5, 19h00 | Sábado 6, 1h00/11h00

  • A Maquinaria da Terra

À primeira vista, quando a vemos a partir do espaço, a superfície do nosso planeta aparece sólida e imutável. No entanto trata-se apenas de uma ilusão. A cada dia ocorrem pelo menos cinquenta grandes terramotos e uma dezena de poderosas erupções vulcânicas. A cada segundo o solo que temos debaixo dos pés move-se e altera-se. O primeiro episódio desta esclarecedora série utiliza os dados recolhidos por cientistas de todo o mundo para viajar ao centro do nosso planeta, descobrindo o magnífico motor interno que o move. Veremos como o que acontece debaixo da terra é essencial para a vida na superfície. No segundo entramos nos oceanos e vemos como a última tecnologia está a revelar estranhos mistérios e paisagens inimagináveis ocultos debaixo das águas. Graças às últimas descobertas científicas e a imagens geradas por computador, o Odisseia tem o prazer de lhes oferecer o completo funcionamento do nosso planeta como nunca se viu antes.

Terra: Sexta-feira 12, 19h00
Oceano: Sexta-feira 12, 20h00

Em 2010, uma série de épicos terramotos deixou um dos piores dados em relação ao número de falecidos que se recordam. O mais importante, o do Haiti, matou mais de 200.000 pessoas e reduziu a escombros hospitais, colégios, lares e até o palácio presidencial. Uma equipa de geólogos estado-unidenses apresentou-se nos momentos imediatamente posteriores à tragédia, para tentar averiguar o que aconteceu nas profundezas da Terra e quais são os riscos de poder voltar a acontecer. Apenas um mês depois, o Chile foi atingido por um terramoto 100 vezes mais poderoso do que o do Haiti, gerando um tsunami que colocou em alerta máximo toda a costa do Pacífico. Numa das aldeias arrasadas pela grande onda e enquanto as réplicas se sucedem, outro grupo de geólogos tenta medir a deslocação causada pelo terramoto. Poderia o seu trabalho e o de outros colegas que trabalham nos pontos mais quentes do planeta, avançar na previsão dos terramotos? O Odisseia leva-o ao epicentro de alguns dos terramotos mais letais dos últimos anos para dar mais informação sobre esta crescente atividade sísmica do planeta.

Sexta-feira 19, 19h00 | Sábado 20, 1h00/11h00

Milhões de pessoas em todo o mundo vivem sob a alargada e inquietante sombra que os vulcões ativos projetam. Sob a constante ameaça de uma erupção vulcânica massiva, as suas casas e as suas vidas estão diariamente em risco por parte destes gigantes aparentemente dormidos. Conheceremos os segredos de alguns dos vulcões mais significativos da Terra, como o Monte Fuji no Japão, o Marsili, o maior vulcão submarino da Europa, ou o supervulcão do parque nacional de Yellowstone. Vulcanólogos de todo o mundo explicar-nos-ão em primeira mão como funciona um vulcão, em que medida podemos prever quando entrarão em erupção e que consequências poderia vir a ter. O Odisseia leva-o ao foco do calor de alguns dos vulcões mais letais do mundo para conhecer melhor como estas impressionantes forças da natureza se comportam.

Sexta-feira 26, 19h00 | Sábado 27, 1h00/11h00