“Estranhas Criaturas do Oceano” estreia no ODISSEIA no dia 4 de janeiro, pelas 16h.
Em janeiro, o ODISSEIA mergulha às profundezas do nosso mundo para dar a conhecer as “Estranhas Criaturas do Oceano“. A série explora os cantos mais recônditos dos nossos oceanos em buscas das criaturas mais peculiares, com habilidades únicas e raramente vistas pelo olho humano.
Entre milhares de espécies encontradas nas profundezas dos oceanos, algumas em particular, distinguem-se não só pelas suas especiais características, como pelas irreverentes estratégias de caça de que são alvo.

Chauliodus
Um peixe vindo dos pesadelos mais profundos, o Chauliodus possui dentes ultra finos e afiados, que fazem lembrar verdadeiras agulhas. Além disso, o comprimento destas presas leva a que o Chauliodus tenha de os dobrar para o interior da boca, de modo a consegui-la fechar na sua totalidade.
Contudo, apesar do seu aspeto arrepiante, estas podem também tornar-se em belas criaturas, devido à sua capacidade para gerar incríveis padrões de luz. Os Chauliodus utilizam os seus órgãos fotóforos para atrair presas na profunda escuridão dos oceanos.
Uranoscopidae
Um peixe estranho e assustador, o Uranoscopidae possui uma forma corporal achatada que permite que passe facilmente despercebido. De modo a conseguir atacar a sua presa, este peixe esconde-se nas planícies areosas do fundo dos oceanos, deixando apenas à vista os olhos e presas afiadas.
Além disso, algumas espécies de Uranoscopidae desenvolveram ainda a capacidade de aplicar choques elétricos, permitindo-lhes atordoar os seus alvos.
Enguia pelicano
Tal como o nome indica, as enguias pelicano têm um aspeto algo semelhante aos conhecidos pelicanos, em particular no que se refere à forma da sua boca. Tal como a ave de grande porte, estes peixes têm a habilidade de deslocar o maxilar inferior de modo a capturar um grande número de peixes de pequena dimensão.
Além disso, semelhante aos Chauliodus, as enguias pelicano possuem um órgão com bioluminescência que lhes permite atrair presas em locais escuros e profundos.
Squatina
As Squatina são uma estranha espécie de tubarões encontrados nas profundezas dos oceanos. Embora sejam considerados tubarões, estas criaturas possuem um corpo achatado, semelhante a raias, e barbatanas peitorais largas.
Além disso, ao contrário dos seus parentes das águas de superfície, estes animais têm uma dieta à base de ovos, caçando ninhos de outros peixes nas regiões mais profundas dos oceanos.
Tubarão-duende
O tubarão-duende é mais uma perigosa criatura do fundo dos oceanos que, segundo os cientistas, não muda a sua fisionomia há milhões de anos, tornando-o num verdadeiro fóssil vivo.
Este animal possui uma fisionomia fora do normal, permitindo-lhe lançar os maxilares para a frente, usando-os como verdadeiras armadilhas de caça.

Ao longo de 4 episódios, os espectadores seguem a expedição de cientistas e biólogos até às profundezas dos oceanos, numa experiência imersiva em busca do conhecimento destas e doutras estranhas criaturas com que partilhamos o nosso planeta.
Vem descobrir!
Dia 4 de janeiro, pelas 16h, estreia no ODISSEIA a série “Estranhas Criaturas do Oceano”.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.