Select Page

Forças da natureza

Como atuam os tornados, os furacões, os tsunamis e os terramotos? Podemos evitá-los? Conseguiremos enfrentar as forças destruidoras da Natureza? O Odisseia mergulha nesta realidade através de imagens geradas por computador, gravações reais dos acontecimentos, testemunhos de peritos, de quem viveu de perto situações extremas e com acesso exclusivo ao trabalho de esquadrões de caçadores de furacões do exército americano.

Todas as sextas-feiras, de 21 de Junho a setembro, a partir das 22h00

Os Tornados Mais Mortais

Escondem-se no núcleo das grandes tempestades e transformamse em gigantes capazes de transformar uma paisagem num abrir e fechar de olhos. São os tornados, fortes turbilhões de vento que podem alcançar os 400 quilómetros. Em 2011, a pior temporada de tornados desde há muitas décadas deixou um rastro de destruição pelos Estados Unidos, provocando a morte a mais de 550 pessoas e deixando danos no valor de vários milhares de dólares. Por que e como se formam estes fenómenos meteorológicos extremos? E porque é que, mesmo com os sistemas mais modernos de previsão meteorológica, continuam a causar tantas mortes? Estaremos perante o clima mais extremo ou será apenas uma pequena amostra do que ainda está para vir? Veremos como os cientistas que se esforçam para compreender estas formas extremas da natureza trabalham. Poderá o seu trabalho melhorar a previsão no futuro? O Odisseia leva-o ao vórtice dos tornados mais mortais para compreender a crescente atividade deste tipo de fenómenos nos últimos anos.

Sexta-feira 21, 22h00

Como Deter um Furacão

Quando se fala de furacões há duas coisas que se podem dar por certas: uma é que são uma das forças mais destrutivas da natureza, e a outra é que o próximo grande furacão está a caminho. Visitamos o Doutor Robert Knabb e a sua equipa de caçadores de furacões na sede do Centro Nacional de Furacões de Miami. Até ao momento os seus dados não servem de nada para evitar os furacões, apenas os preveem. A 29 de setembro de 2005, só uma mudança final na trajetória do Katrina impediu um desastre ainda maior sobre Nova Orleães. Perante isto, o que poderia acontecer se um grande furacão atingisse em cheio uma das grandes cidades do país? Muitos cientistas, investigadores do governo, inventores e empresários têm as suas próprias teorias de como deter, debilitar ou desviar um furacão de destruição massiva. Reunimos sete prestigiados cientistas que porão à prova as suas diversas teorias contra um grande furacão gerado por computador. O Odisseia apresenta-lhes este interessante documentário, dividido entre o drama e a exploração tecnológica, sobre o esforço de uma série de pessoas que sonha um dia dominar uma das criações mais perigosas da Natureza.

Sexta-feira 21, 22h50

Natureza, Força Destrutiva

Ao longo dos últimos anos, temos assistido a fenómenos meteorológicos extremos, demonstrações da força da natureza que mudaram não só a face da Terra, mas também a vida e o futuro das pessoas que se meteram no seu caminho. Veremos os devastadores efeitos de tornados de vórtices múltiplos, assistiremos a derrocadas de terras e avalanches de neve e observaremos ainda as terríveis inundações provocadas por furacões de categoria 5 ou por tsunamis como o do Japão. Analisaremos a realidade dura e crua, veremos famílias inteiras lutar pelas suas vidas, enquanto as suas casas ficam reduzidas a escombros em apenas alguns segundos e assistiremos também a resgates dramáticos no meio da devastação. Graças a testemunhos pessoais e impressionantes vídeos amadores realizados por sobreviventes, o Odisseia apresenta esta série documental que analisa o poder da natureza na sua forma mais dramática.

Sexta-feira 28, 22h00

Sexta-feira 28, 22h25

Os Terramotos mais Letais

Em 2010, uma série de épicos terramotos deixou um dos piores dados em relação ao número de falecidos que se recordam. O mais importante, o do Haiti, matou mais de 200.000 pessoas e reduziu a escombros hospitais, colégios, lares e até o palácio presidencial. Uma equipa de geólogos estado-unidenses apresentou-se nos momentos imediatamente posteriores à tragédia, para tentar averiguar o que aconteceu nas profundezas da Terra e quais são os riscos de poder voltar a acontecer. Apenas um mês depois, o Chile foi atingido por um terramoto 100 vezes mais poderoso do que o do Haiti, gerando um tsunami que colocou em alerta máximo toda a costa do Pacífico. Numa das aldeias arrasadas pela grande onda e enquanto as réplicas se sucedem, outro grupo de geólogos tenta medir a deslocação causada pelo terramoto. Poderia o seu trabalho e o de outros colegas que trabalham nos pontos mais quentes do planeta, avançar na previsão dos terramotos? O Odisseia leva-o ao epicentro de alguns dos terramotos mais letais dos últimos anos para dar mais informação sobre esta crescente atividade sísmica do planeta.

Sexta-feira 28, 22h50