O Odisseia compilou os melhores documentários sobre os diversos domínios do intelecto no especial “Inteligência: humana, animal, artificial”, com exibição todos os sábados e domingos de dezembro, sempre às 19h00, onde expõe os limites do cérebro humano e indaga ainda sobre a capacidade de animais e máquinas raciocinarem, planearem, resolverem problemas e aprenderem.
Como Funciona o Cérebro?
Tudo que fazemos desde que acordamos, cada pensamento que temos, cada sensação que sentimos, tudo isso é produzido pelo cérebro humano. Mas a forma como este funciona é um dos maiores mistérios por resolver. Parece que quanto mais investigamos, mais surpresas encontramos. Veremos quais os processos utilizados pelo cérebro, quando nos deixamos enganar pelos truques de magia, descobriremos até onde chegaram os últimos trabalhos em inteligência artificial, analisaremos como os impulsos eletromagnéticos modificam funções tão básicas, como a fala, e veremos o trabalho do neurocientista David Eagleman, que nos falará das suas investigações no campo da sinestesia. Podemos acreditar no que vemos com os nossos próprios olhos? Será que algum dia os computadores pensarão como nós? Será que as ondas eletromagnéticas controlam mesmo algumas das funções do cérebro e podem, inclusivamente, tratar a depressão? Através deste documentário, o Odisseia convida-o a entrar nas profundezas da mente, para compreender como funciona o cérebro humano.
Sábado 1, 19h00
Domingo 2, 1h00/12h00
Homo Technologicus
Nos últimos tempos, a ciência tem progredido de tal forma que as fantasias mais irracionais, que só poderíamos encontrar na ficção científica, tornaram-se algo tão habitual como um simples tubo de ensaio. Os avanços nos laboratórios de todo o mundo estão prestes a culminar no fabrico de um novo tipo de indivíduo, parcialmente redesenhado. Trata-se do “Homo Technologicus”, uma versão atualizada do Homem, com um cérebro melhorado, controlo de reprodução, um corpo perfeito e jovem e a caminho da imortalidade. Se tudo correr como previsto, não tarda, o Homo Sapiens será considerada uma versão encantadora, mas antiquada da Humanidade. O Odisseia explora as fronteiras da natureza humana numa profunda, mas acessível investigação, onde a ciência, a filosofia e a sociologia entram em confronto direto.
Domingo 2, 19h00
Segunda-feira 3, 1h00/12h00
Animais Superdotados
Durante séculos, a ideia de que os animais podiam comunicar entre si, resolver problemas ou sentir emoções foi considerada ridícula. Contudo, hoje em dia, graças às últimas investigações científicas, sabemos que os animais são mais inteligentes do que pensávamos. Mas até que ponto? Prepare-se para ficar surpreendido, divertir-se e, até, ser enganado por algumas das mentes mais privilegiadas do mundo animal. No primeiro episódio, iremos explorar a inteligência prática dos animais, a capacidade de entenderem e manipularem o mundo que os rodeia, utilizando, por exemplo, ferramentas para resolver um problema, de forma satisfatória. No segundo episódio, iremos mais além e exploraremos como os animais mais sociais do planeta usam a sua inteligência para prosperar num mundo dominado pelos seres humanos. Para isso, têm de se relacionar com os que os rodeiam, conseguir enganar os seus adversários e, inclusivamente, entender como os outros se sentem. O Odisseia apresenta esta maravilhosa série documental em que poderá ver alguns dos mais surpreendentes exemplos de inteligência animal, nunca antes apanhados pelas câmaras.
Sábado 8, 19h00
Domingo 9, 1h00/12h00
Domingo 9, 19h00
Segunda-feira 10, 1h00/12h00
Quociente de Inteligência: Um Engano?
O Quociente de Inteligência (QI) representa uma das fantasias do nosso mundo moderno. A Internet está repleta de sites, onde podemos calcular o nosso QI em apenas alguns minutos e existe, inclusivamente, uma organização de sobredotados de âmbito internacional, chamada Mensa. O mundo inteiro sucumbe à atração quase hipnótica destas duas letras. O quociente de inteligência pode deixar na angústia pessoas que sofrem por si e pelo futuro dos seus filhos. Serviu também como instrumento de ideologias inquietantes, como apoio de teorias eugénicas, raciais e deterministas. Mais uma prova para os que defendem que tudo está decidido desde o princípio, desde o nascimento. Mas o que mede, na verdade, o quociente de inteligência e quais são as provas? Será fiável? Inventado em 1905 por Alfred Binet, psicólogo francês, o teste tinha como finalidade única e prática a identificação de estudantes com necessidades especiais. Como é possível ter sido tão corrompido? O Odisseia apresenta o apaixonante trajeto da história do teste do quociente de inteligência, analisando as suas aplicações práticas e a opinião dos seus destruidores.
Sábado 15, 19h00
Domingo 16, 1h00/12h00
Dentro do Corpo Humano: Construindo o seu Cérebro
Abordamos o funcionamento do corpo humano de uma forma nunca vista, a obra definitiva que explica como o homem atingiu o cume da pirâmide evolutiva. Para melhor compreender, devemos prestar atenção ao cérebro, um órgão que começa a desenvolver-se três semanas após a conceção. É uma transformação assombrosa que começa com um punhado de neurónios e resulta numa complexa rede de cem mil milhões de neurónios dentro do nosso crânio. Este período de transformação denomina-se infância. Através do desenvolvimento de três meninas de idades diferentes, o Odisseia apresenta-lhes a extraordinária aventura da formação do cérebro humano. É, com certeza, uma viagem que irá mudar a ideia que fazemos de nós próprios.
Domingo 16, 19h00
Segunda-feira 17, 1h00/12h00
Ciência Curiosa: Mente Elétrica
Com a Segunda Guerra Mundial em pleno apogeu e enquanto os exércitos combatiam ferozmente no campo de batalha, uma segunda luta era travada em segredo. Tinha como objetivo tornar-se a primeira a decifrar os códigos do inimigo, um fator determinante para vencer a guerra, pois permitiria decifrar as comunicações do inimigo e saber, assim, o que o mesmo estava a fazer e o que faria no futuro. Mas como é que esta guerra matemática originou a invenção dos computadores atuais? O Odisseia apresenta-lhes a história peculiar da invenção dos computadores, um relato que começou há uns dois mil anos graças ao mecanismo de Anticítera e passou pelo tear de Jacquard, antes de chegar ao que conhecemos atualmente.
Sábado 22, 19h00
Domingo 23, 1h00/12h00
Inteligência Animal
Apesar de ainda não ser normal os animais de estimação frequentarem a universidade, este impressionante documentário demonstra que algumas espécies animais são muito mais inteligentes do que pensávamos. Além disso, quando se trata dos nossos próprios animais de estimação, é muito tentador imaginar que têm pensamento e sentimentos humanos. Contudo, durante anos, os investigadores sempre se mostraram céticos quanto à capacidade da
inteligência animal. Afinal de contas, os seres humanos falam, escrevem, resolvem puzzles e construem naves espaciais. Hoje em dia, à medida que pomos os animais cada vez mais à prova e compreendemos as suas formas de pensar, chegamos a resultados cada vez mais surpreendentes. Atrever-se-ia a comparar as suas capacidades com um cão, um polvo, um golfinho ou um papagaio? Depois de ver este documentário que o Odisseia apresenta, irá pensar duas vezes antes de aceitar o desafio.
Domingo 23, 19h00
Segunda-feira 24, 1h00/12h00
Onde Coloquei a Memória?
São momentos que todos tememos e que nos são apresentados com cada vez mais frequência. Situações como encontrarmo-nos com alguém que conhecemos mas cujo nome não nos conseguimos lembrar ou esquecermo-nos de onde deixámos a carteira ou as chaves. Às vezes descobrimos com surpresas que os nossos óculos perdidos estão na nossa cabeça, não nos conseguimos lembrar de uma palavra concreta ou até de onde estacionámos o carro. São sintomas da perda de memória, uma epidemia crescente numa sociedade que vive cada vez mais e tem muitas coisas mais para se lembrar ou esquecer. Vivemos numa era de informação em que estamos absolutamente saturados, temos de nos lembrar desde números de telefone de nove dígitos ou o pin do telefone até às senhas do banco e de diversas páginas web. Mas, estamos todos irremediavelmente condenados a perder a cabeça? Ou existem caminhos para conservar a nossa memória e até para melhorá-la? O Odisseia convida-os para uma esclarecedora viagem para conhecer os mecanismos que regem a nossa memória, assim como as diversas e curiosas técnicas de memorização existentes.
Sábado 29, 19h00
Domingo 30, 1h00/12h00
Inteligência Artificial
A empresa tecnológica IBM está a desenvolver, há já durante quatro anos, um supercomputador para enfrentar os concorrentes do popular programa de perguntas e respostas “Jeopardy!”. Quer ganhe ou perca, já demonstrou aos investigadores da inteligência artificial a sua dificuldade em imitar o processo do pensamento humano com um software e que há mais do que uma forma de ser inteligente. Muitas vezes, associava-se isto a jogar xadrez. Se um computador vencesse um homem, significava que era inteligente. Mas, neste caso, tendo em conta que se trata de linguagem oral e de um jogo de palavras, isto significa a aplicação de um novo conjunto de regras. É preciso muita mais memória para competir com os humanos, mais concretamente, um cérebro do tamanho de 2400 computadores pessoais e uma enorme base de dados de cerca de dez milhões de ficheiros. O Odisseia apresenta o processo de fabrico do Watson, um enorme trabalho de aprendizagem e provas contínuas, até acabarem por criar uma máquina capaz de aprender com os seus próprios erros. Alguns dizem que uma vitória do Watson pode marcar o início de uma nova era, uma revolução na inteligência artificial. Será capaz de chegar à vitória?
Domingo 30, 19h00
Segunda-feira 31, 1h00/12h00