Select Page

Manual para Presidir os Estados Unidos

Quando falamos de ideologia política, não há dúvida de que entre Republicanos e Democratas existem mais divergências do que pontos de concordância. Apesar disso, os dois maiores partidos da cena política norte-americana têm um objetivo comum, a sua imparável corrida para presidir o país e chegar à Casa Branca. Para atingir essa meta, dispõem de toda uma rede de conselheiros, assessores, campanhas políticas e de marketing, apoiantes fervorosos, detratores implacáveis… Desde Roosevelt, passando por Kennedy, Nixon, Jimmy Carter, Reagan, Bush, Bill Clinton, até Obama… Todos eles tiveram de se adaptar ao seu país até encarnarem as aspirações, valores e sonhos de todo o eleitorado.

Existe um manual para presidir os Estados Unidos? Onde reside o segredo do sucesso? Quem ou o que é que pode provocar uma derrota eleitoral? Para encontrar a solução deste enigma, o Odisseia volta atrás no tempo e analisa algumas das mais relevantes figuras políticas norte-americanas dos séculos XX e XXI.

– A cerimónia da tomada de posse do presidente dos Estados Unidos no exterior de um edifício público perante dezenas de milhares de pessoas, o discurso e o baile são tradições que remontam ao primeiro presidente do país, George Washington, que assumiu o cargo a 30 de abril de 1789.
– Segundo a Vigésima Segunda Emenda da Constituição norte-americana, é permitida a reeleição consecutiva do presidente, mas nunca mais de duas vezes ao longo da história.