Calcula-se que no ano 2050, dois terços da população mundial viverá nas cidades. Esta explosão demográfica é um dos maiores problemas que a humanidade terá de enfrentar nos próximos anos.
O desenvolvimento de algumas metrópoles, que já superaram, em termos de população, muitos países pequenos, trouxe consigo consequências alarmantes: uma quebra cada vez maior da distribuição da riqueza, um mal-estar social generalizado e um aumento da taxa de mortalidade. Além disso, muitas destas cidades encontram-se ao nível do mar, em zonas sísmicas ou são frequentemente fustigadas por furacões. Será que estas cidades estarão preparadas para aguentar os efeitos devastadores de um grande desastre natural num futuro próximo? O canal Odisseia convida-o a fazer uma viagem por algumas das cidades mais incríveis do mundo, pela perspetiva dos engenheiros e técnicos que as controlam, ao mesmo tempo que conheceremos as opiniões das pessoas que vivem em função das decisões deles. Mais uma vez, a incrível capacidade de engenho do ser humano irá ser posta à prova.
Pela primeira vez na história, há mais pessoas a viver na cidade do que no campo. Por todo o mundo, existem 21 cidades com mais de 10 milhões de habitantes e este número tem tendência a aumentar. Neste primeiro episódio, veremos como as pessoas vivem em cinco das cidades mais populosas do mundo. Vamos comparar os elegantes arranha-céus e a rápida modernização de Xangai com a colorida cultura de rua e dispersão geográfica da Cidade do México, uma das cidades mais perigosas do mundo. Além disso, vamos ver como é a vida num dos bairros marginais de Dhaka, a cidade que apresenta um crescimento mais rápido. Passaremos também por Londres, para descobrir como é a vida numa das metrópoles mais antigas do mundo e veremos como funciona a super moderna, mas alienante cidade de Tóquio. Sem dúvida alguma, a estrutura de todas estas enormes cidades define cada aspeto da vida quotidiana dos seus habitantes.
Quinta-feira 29, 23h00
Sexta-feira 30, 7h00/16h00