Select Page

Natureza do Mundo

Diz-se que não conhecemos realmente uma pessoa enquanto não entrarmos na sua casa. O mesmo se pode aplicar aos animais.

Conheceremos os lares de alguns dos grandes arquitetos do mundo animal, obtendo uma visão mais completa do seu âmbito mais privado. Veremos por exemplo como os castores conseguem ocupar um quilómetro de rio para uma única família, ou como os eremitas bronzeados utilizam as teias de aranha para pendurar os seus filhotes das copas das árvores. Muitos servem-se do trabalho em equipa, como por exemplo as térmites, que podem conseguir com uma arquitetura imponente com ar condicionado e controlo de temperatura, jardins e poços de água. Embora talvez o melhor exemplo de trabalho em equipa seja o da formiga-correição. Desde os cães das pradarias da América do Norte aos corvos-marinhos das ilhas Galápagos, o Odisseia viaja pelo mundo à procura das extraordinárias construções dos melhores arquitetos do reino animal.

Sexta-feira 7, 17h00
Sábado 8, 4h00/10h00

O loris-preguiçoso, um animal pouco conhecido que habita no sudeste asiático, bem poderia ter servido de fonte de inspiração dos gremlins. Apesar do seu aspeto angelical e terno, este animal é o único primata que tem veneno, uma toxina letal produzida por uma glândula braquial situada no cotovelo. Se o loris se sente ameaçado, encarrega-se de levála à boca e de a inocular através de uma mordida. Além disso, com esta saliva venenosa, a mãe unta a sua cria para repelir possíveis predadores. Apesar disto, o amoroso aspeto do loris está a tornar-se numa crescente sensação graças à Internet, o que sem dúvida está a disparar a sua procura nos mais conhecidos mercados de animais de estimação de Jacarta. O Odisseia acompanha a doutora Anna Nekaris numa apaixonante expedição à selva para conhecer melhor os lorispreguiçosos, os gremlins de Java.

Sexta-feira 14, 17h00
Sábado 15, 4h00/10h00

O cientista Bryan Fry dirige há anos a Unidade de Investigação do Veneno na Austrália. Depois de passar metade da vida a extrair e a analisar venenos de serpentes, deu-se conta de que existe outro grupo de criaturas que também são venenosas: os grandes lagartos. E o maior e mais perigoso de todos é o dragão de Komodo, o último réptil predador que destrói as suas presas com um poderoso conjunto de dentes afiados e com uma arma secreta, um veneno tóxico do qual quase nada se sabe. Bryan tentará averiguar mais cosas sobre esta substância e para isso terá que extrair o veneno de um animal vivo. No entanto, antes de enfrentar estes gigantes, experimentará com os primos mais novos. Viajará até ao Outback australiano e à selva de Papua para procurar os lagartos mais letais, incluindo o varano crocodilo, que pode chegar a medir três metros de comprimento. O Odisseia acompanha Bryan Fry na sua investigação para descobrir o que faz do dragão de Komodo um dos animais mais perigosos da Terra

Sexta-feira 21, 17h00
Sábado 22, 4h00/10h00

Na última década, os tigres da reserva indiana de Sariska foram completamente eliminados pelos caçadores furtivos. Foi um enorme golpe na luta para salvar esta espetacular espécie em extinção. No entanto, agora os conservacionistas estão de volta à luta, deslocando tigres de helicóptero da Reserva de Tigres de Ranthambore. É a primeira vez que se tenta algo assim e em Baghani, a fêmea, estão postas todas as esperanças para fundar uma nova linhagem. Ela e sua meia-irmã Kalidadi, juntamente com mais quatro tigres, terão que enfrentar um território completamente novo e desconhecido. O Odisseia convida-os a ver este impressionante documentário que durante dezoito meses segue estes tigres recém-chegados a Sariska, a tentarem estabelecer-se no seu novo território, a aprenderem a caçar e sobretudo, a evitarem a presença constante dos furtivos.

Sexta-feira 28, 17h00
Sábado 29, 4h00/10h00