Select Page

O Melhor da BBC

“O Melhor da BBC” é uma coleção de documentários épicos, íntimos, emocionais e envolventes, repletos de imagens de alta definição, excelente fotografia e conteúdos informativos divertidos e visualmente deslumbrantes, que resultaram de vários anos de gravações. O Odisseia compilou a melhor seleção de documentários sobre a Natureza com a marca de qualidade da BBC, numa maratona de programação para acompanhar de segunda a sexta-feira, a partir de 3 de dezembro, sempre às 17h00 e às 18h00.

 

 

“O Melhor da BBC” é uma coleção de documentários épicos, íntimos, emocionais e envolventes, repletos de imagens de alta-definição, excelente fotografia e conteúdos informativos divertidos e visualmente deslumbrantes, que resultaram de vários anos de gravações.

Gorilas da Montanha

Os gorilas das montanhas são iguais a nós em muitos aspetos. As suas histórias refletem as nossas próprias experiências de vida, desde a rivalidade entre irmãos e os confrontos entre pais e filhos, à decadência dos líderes e a ambição dos jovens aspirantes. Descobertos há apenas um século, os gorilas das montanhas lutam pela sua sobrevivência nos bosques dos isolados vulcões, que se estendem ao largo de três países: Ruanda, Uganda e República do Congo. Apesar da sua extensão, o seu habitat foi muito reduzido nos últimos anos, devido à presença crescente dos seres humanos. Graças a um acesso exclusivo e material de última geração, o Odisseia apresenta esta extraordinária série documental sobre os gorilas das montanhas, a sua história e o futuro incerto que os aguarda ao virar da esquina. Conheceremos as dedicadas equipas de veterinários, guardas florestais, investigadores e conservadores que trabalham em conjunto para consciencializar sobre os benefícios desta espécie única. Contudo, o seu trabalho só será bem-sucedido com a colaboração de aqueles que partilham o território com estes fabulosos animais.

Segunda-feira 3, 17h00
Terça-feira 4, 3h00/10h00

Terça-feira 4, 17h00
Quarta-feira 5, 3h00/10h00

Quarta-feira 5, 17h00
Quinta-feira 6, 3h00/10h00

Yellowstone

Maior do que qualquer estado, o Parque Nacional de Yellowstone é como um mundo perdido. Vastas planícies e bosques infinitos defendidos por enormes montanhas formam o lar de grandes mamíferos como bisontes, ursos, alces e lobos. É também a área termal mais extensa da Terra, com mais de dez mil fontes de água quente, fumarolas e geiseres. Íntimo e emotivo, o Odisseia tem o prazer de lhes mostrar a grandeza deste local surpreendente, assim como a luta pela sobrevivência dos seus animais ao longo das três estações que mais estão em mudança. Os seis meses do inverno de Yellowstone representam uma prova muito dura para todos e aqui o lobo destaca-se em relação aos restamtes; enquanto os alces e os bisontes diminuem de tamanho, o lobo torna-se mais forte graças à sua perícia na neve. Em apenas umas semanas, a primavera abre passagem entre o gelo e uma família de ursos grizzly acorda da sua letargia. A mãe tem de procurar alimentos enquanto tenta manter o limite da perigosa curiosidade das suas crias. O outono não tarda em chegar; é a estação mais imprevisível de Yellowstone: para uns, uma estrada para ganhar peso perante o inverno que se aproxima, para outros, o momento de se prepararem para uma longa viagem, alguns deles pela primeira vez.

Segunda-feira 3, 18h00
Terça-feira 8, 4h00/11h00

Terça-feira 4, 18h00
Quarta-feira 5, 4h00/11h00

Quarta-feira 5, 18h00
Quinta-feira 6, 4h00/11h00

Natureza do Mundo: Lémures Contra a Extinção

As inacessíveis montanhas de Madagáscar são o lar de uma das criaturas mais estranhas do mundo, o precioso lémure sifaca sedoso, do qual mal restam uma centena de exemplares. Em breve poderiam extinguir-se se continuar o corte indiscriminado e ilegal do bosque que constitui o seu habitat. Dois homens, Erik Patel e Sacha von Bismarck, lideram o projeto para salvá-los e iniciam uma investigação para saber o que se esconde realmente após uma desflorestação que está a chegar a proporções epidémicas. Depois de uma atenta investigação através do mundo seguindo a pista da madeira desde os bosques, os camiões, os portos e finalmente o destino da carga, esta história de detetives originou um resultado surpreendente: por apenas uma árvore de palissandro é possível pagar mais de quinze mil euros e a sua madeira é utilizada para fabricar algumas das guitarras mais caras do mundo. O Odisseia oferece-lhes este revelador documentário sobre a luta de dois homens para salvar da extinção uma das criaturas mais raras do mundo, o lémure sifaca sedoso.

Quinta-feira 6, 17h00
Sexta-feira 7, 3h00/10h00

O Predador Perfeito

A chita, o grande tubarão branco, o crocodilo ou o falcão, são alguns exemplos de animais que albergam no seu interior a alma de um predador insaciável. Mas como conseguem desenvolver as suas extraordinárias e inatas habilidades para a caça? Colocamo-nos na pele destes animais para entender como o conseguem, revelando as suas táticas ao mínimo pormenor. Graças a uma mistura de imagens, tanto reais como geradas por computador, este documentário analisa as quatro fases da caça, a deteção da presa, a espreita, a perseguição e a execução. Estudamos todos os grandes desafios que estes animais enfrentam e como são capazes de superá-los. Saindo e entrando no corpo do animal nos momentos chave e em plena ação, o Odisseia oferece lhes a possibilidade de conhecer como nunca a extraordinária maquinaria biológica dos predadores mais espetaculares do planeta

Quinta-feira 6, 18h00
Sexta-feira 7, 4h00/11h00

Natureza do Mundo: Águias Devoradoras de Macacos

A bacia do rio Orinoco, na sua passagem pela Venezuela, é um lugar verdadeiramente inquietante. As pessoas têm a sensação de entrar num mundo perdido, não é em vão porque conta com algumas das maiores áreas de selva virgem que ainda restam na América do Sul. Este impenetrável floresta é o lar de uma das aves mais desconhecidas do mundo. Trata-se da poderosa águia harpia que, com uma envergadura de dois metros e um peso de quase dez quilos, é capaz de arrancar das copas das árvores macacos de um tamanho considerável, tais como pregos, uivadores e preguiçosos. Durante meses, o reputado cineasta Fergus Beeley teve o privilégio único de seguir a vida de um filhote no ninho de um casal de harpias, desde o nascimento até à idade adulta, convertendo-se num membro mais da deslumbrante comunidade de aves e animais que rodeiam o ninho e acabando por desenvolver um vínculo absolutamente inesperado com o filhote.

Sexta-feira 7, 17h00
Sábado 8, 3h00/10h00

Plantas: Dominar o Planeta

Temos a tendência de pensar que somos os seres vivos mais poderosos do planeta. Contudo, são as plantas que continuam a estabelecer o ciclo da vida. São as forças evolutivas mais poderosas da Terra, formaram a nossa atmosfera, possibilitaram que os anfíbios saíssem da água, tiverem muito relacionadas com o auge e declínio dos dinossauros e representaram um papel decisivo no triunfo dos insetos, dos mamíferos, das aves e, inclusive, do ser humano. O mais surpreendente é que o fizeram em seu próprio benefício, porque as plantas têm apenas um objetivo: o domínio total do planeta. Com um estilo cinematográfico e com a ajuda de imagens geradas a computador, o Odisseia apresenta esta série documental de três episódios que engloba 500 milhões de anos, uma história de engenho, sedução e enganos que nos dá uma perspetiva completamente nova sobre a evolução das espécies do nosso planeta.

Sexta-feira 7, 18h00
Sábado 8, 4h00/11h00

Sexta-feira 14, 18h00
Sábado 15, 4h00/11h00

Sexta-feira 21, 18h00
Sábado 22, 4h00/11h00

Madagáscar

Há mais de 160 milhões de anos, Madagáscar separou-se de África, dando lugar à quarta maior ilha da Terra, o que permitiu que a sua fauna e flora evoluíssem de forma isolada, originando uma biodiversidade única no mundo. Ao longo de três episódios, analisamos a fundo como o passado particular desta ilha influenciou o seu intrigante presente, dando origem a uma variedade heterogénea com paisagens tão impressionantes como a de Tsingy, um vasto conjunto de picos de rocha de calcário. O lado oriental da ilha, caraterizado pelas suas chuvas torrenciais e pelo difícil acesso, é o habitat de espécies invulgares, como o lémure-de-caudaanelada, vespas predadoras ou as mais coloridas espécies de répteis. Por outro lado, o sul árido alberga a maior parte das suas paisagens extraordinárias. Desertos, canhões e jacarés gigantes mostram um ambiente onde só sobrevivem os mais fortes e oportunistas. O Odisseia tem o prazer de lhe mostrar Madagáscar, uma ilha de contrastes, com paisagens espetaculares que são lar de alguns dos animais e plantas mais impressionantes do mundo.

Segunda-feira 10, 17h00
Terça-feira 11, 3h00/10h00

Terça-feira 11, 17h00
Quarta-feira 12, 3h00/10h00

Quarta-feira 12, 17h00
Quinta-feira 13, 3h00/10h00

Natureza do Mundo: Golfinhos e Tubarões

Shark Bay, no oeste da Austrália, é uma das áreas marinhas mais diversas e espectaculares da Terra. Além de recifes de coral, gigantescas dunas de areia, falésias e mangues, é o lar de uma grande variedade de animais como tartarugas marinhas, baleias-jubarte, tubarões tigre e, claro, a maior colónia de golfinhos mulares do mundo. Graças à tecnologia de última geração, oferecemos-lhe uma visão nova da vida dos golfinhos em liberdade, um documentário imprescindível que segue durante seis meses o dia-a-dia dos Beachies, uma família de seis golfinhos liderados por Puck, que acaba de dar à luz Samu, a sua sexta cria. O Odisseia apresenta-lhe uma comovente história que segue os desafios que uma mãe enfrenta na educação do seu filho recém-nascido, desde as lições mais básicas, como aprender a nadar ou procurar alimento, até à mais importante de todas, saber enfrentar a ameaça sempre presente do ataque de um tubarão.

Segunda-feira 10, 18h00
Terça-feira 11, 4h00/11h00

Expedição Tigre

Fechado aos estrangeiros durante anos, o Butão faz parte de um mundo esquecido, perto da cordilheira dos Himalaias. Ninguém sabe quantos tigres vagueiam pelas selvas e montanhas, mas se os rumores estiverem corretos, esta poderá ser a última oportunidade de salvar estes magníficos animais da extinção. Um grupo de especialistas em felinos, com a ajuda de câmaras ocultas de alta tecnologia, programas para distinguir pegadas pelas diferenças das raças e cães de busca, tentará recolher as provas necessárias para confirmar a existência destes animais fugidios. Nada fica por investigar, nem os pântanos infestados de mosquitos, nem os cumes altos repletos de neve. Se a equipa descobrir uma população saudável de tigres no Butão, daria credibilidade a uma antiga proposta do ano 2000: criar um corredor de conservação do tigre, que permitirá aos grandes felinos moverem-se livremente entre a Birmânia, a Índia e o Nepal, uma área grande, perto do contraforte dos Himalaias, ficando o Butão no seu centro. O Odisseia convida-o a participar nesta incrível expedição, para localizar os últimos tigres do Butão, podendo ser esta a última oportunidade de desfrutar destes animais fantásticos.

Terça-feira 11, 18h00
Quarta-feira 12, 4h00/11h00

Quarta-feira 12, 18h00
Quinta-feira 13, 4h00/11h00

Quinta-feira 13, 18h00
Sexta-feira 14, 4h00/11h00

Natureza do Mundo: Os Gremlins de Java

O loris-preguiçoso, um animal pouco conhecido que habita no sudeste asiático, bem poderia ter servido de fonte de inspiração dos gremlins. Apesar do seu aspeto angelical e terno, este animal é o único primata que tem veneno, uma toxina letal produzida por uma glândula braquial situada no cotovelo. Se o loris se sente ameaçado, encarrega-se de levá-la à boca e de a inocular através de uma mordida. Além disso, com esta saliva venenosa, a mãe unta a sua cria para repelir possíveis predadores. Apesar disto, o amoroso aspeto do loris está a tornar-se numa crescente sensação graças à Internet, o que sem dúvida está a disparar a sua procura nos mais conhecidos mercados de animais de estimação de Jacarta. O Odisseia acompanha a doutora Anna Nekaris numa apaixonante expedição à selva para conhecer melhor os loris-preguiçosos, os gremlins de Java.

Quinta-feira 13, 17h00
Sexta-feira 14, 3h00/10h00

Costa Rica, Terra de Preguiças

Num tranquilo recanto da Costa Rica existe um santuário muito particular. Dirigido há vinte anos por Judy Avey-Arroyo, o refúgio Aviarios del Caribe é o único do mundo consagrado a atender preguiças feridas ou órfãs. Hoje albergam cerca de 160, alguns dos quais se tornaram numa sensação na Internet. Filmado no curso de um ano, reunimos o caótico dia-a-dia do centro através da vida de cinco dos seus protagonistas. Veremos um recém-chegado que tem de aprender com os cuidadores a se comportar como uma verdadeira preguiça. Conheceremos também duas gémeas inseparáveis de apenas três meses de idade que desenvolveram um problema de pele e necessitam de um corte de pelos completo e um pijama especial. Conheceremos Randy, que passa por rainha mas que agora está sob atenções especiais depois de partir um braço. E finalmente conheceremos Buttercup, a primeira a chegar e que se tornou no verdadeiro braço direito de Judy. Aos 20 anos é a preguiça mais velha que vive em catividade. O Odisseia propõe-lhes este divertido e comovente documentário pelo pausado mundo das preguiças do refúgio Aviarios del Caribe na Costa Rica.

Sexta-feira 14, 17h00
Sábado 15, 3h00/10h00

Life

Descubra, no Odisseia, a incrível diversidade de vida do nosso planeta, e as extraordinárias técnicas que estes animais desenvolveram para garantir a sua sobrevivência. Mostrar-lhe-emos, como nunca antes viu, a ação da evolução: animais que se viram forçados a modificarem os seus comportamentos pela pressão extrema dos desafios causados pelos seus adversários e pelo seu próprio meio. Mais de quatro anos de trabalho, em todos os continentes, em todos os ecossistemas, com a ajuda das técnicas de filmagem de última geração, resultaram nesta impressionante série de dez episódios, apresentada por David Attenborough, com mais de cem histórias que apresentam a vida no seu estado mais puro, como nunca antes se viu. Um último trabalho para entender a enorme biodiversidade do nosso planeta.

Segunda-feira 17, 17h00
Terça-feira 18, 3h00/10h00

Terça-feira 18, 17h00
Quarta-feira 19, 3h00/10h00

Quarta-feira 19, 17h00
Quinta-feira 20, 3h00/10h00

Quinta-feira 20, 17h00
Sexta-feira 21, 3h00/10h00

Sexta-feira 21, 17h00
Sábado 22, 3h00/10h00

Segunda-feira 24, 17h00
Terça-feira 25, 3h00/10h00

Terça-feira 25, 17h00
Quarta-feira 26, 3h00/10h00

Quarta-feira 26, 17h00
Quinta-feira 27, 3h00/10h00

Quinta-feira 27, 17h00
Sexta-feira 28, 3h00/10h00

Sexta-feira 28, 17h00
Sábado 29, 3h00/10h00

Natureza do Mundo: O Desafio da Abelha Africana

O Odisseia oferece-lhes a extraordinária história de uma abelha rainha africanizada que luta pela sobrevivência numa paisagem desenhada para levar a vida dos fracos. O seu dever é preservar a linha de sangue real e destruir todos os seus possíveis rivais. Esta pequena tirana é a cabeça visível de um glorioso exército de abelhas que juntam e armazenam o seu precioso mel. No entanto, as duras condições da natureza são um desafio constante. Com o Saara a avançar implacavelmente, os seus ventos cálidos e uma seca cada vez mais latente, todos os animais vivem ao limite e têm a mesma meta: chegar aos frescos bosques do Monte Quénia. Para o conseguir, as abelhas africanas convertem a sua migração numa façanha assombrosa. Quando chega a hora, arranca um frenético baile antes de engolir todas as larvas e o mel que conseguem; pela frente espera-lhes uma viagem de mais de 150 quilómetros através de campo aberto. Além disso esta rainha não é o único animal que tem estatuto real nestas planícies; o poderoso elefante acompanha-a na sua viagem pela sobrevivência.

Segunda-feira 17, 18h00
Terça-feira 18, 4h00/11h00

O Grande Rift

Visível desde o espaço, o Gran Rift é uma fratura geológica que se estende ao longo de quase cinco mil quilómetros pelo este do continente africano. Formado há uns 30 milhões de anos, esta grande cicatriz terrestre continua a crescer, tanto em longitude como em profundidade, de facto com a passagem do tempo formar-se-á uma bacia oceânica que dividirá África em duas. Hoje em dia alberga as paisagens e ecossistemas mais emblemáticos da Terra: os recifes de coral do Mar Vermelho, as selvas da Montanha da Lua, as montanhas do Kilimanjaro e os lençóis do Serengueti. Por tudo isso também acolhe a maior concentração de vida selvagem do mundo, e é o lugar em que, há milhões de anos, apareceram os primeiros seres humanos. Com o selo de qualidade da BBC, o Odisseia tem o prazer de apresentar esta espetacular série que percorre ao longo de três episódios uma formação geológica única na Terra, o lugar de maior concentração de seres vivos do planeta e o próprio gérmen mesmo do ser humano.

Terça-feira 18, 18h00
Quarta-feira 19, 4h00/11h00

Quarta-feira 19, 18h00
Quinta-feira 20, 4h00/11h00

Quinta-feira 20, 18h00
Sexta-feira 21, 4h00/11h00

Órbita, a Viagem da Terra

Os quase mil milhões de quilómetros da órbitra terrestre supõem um ano de viagem à volta do Sol, um movimento de translação que é essencial para preservar a vida tal como a conhecemos, oferecendo-nos as variações de clima e as mudanças de estações que transformam, continuadamente, o nosso planeta. Nestes termos, os 23 graus de inclinação tornam-se um número mágico, visto que se não existissem, as zonas equatoriais estariam eternamente quentes e os polos permaneceriam gelados. Desde impressionantes imagens a partir do espaço, até à perseguição de devastadores tornados, esta série mostrará o incrível poder do clima e das nossas estações, capaz de gerar contrastes incríveis, de um lado o milagre da criação e do outro a destruição mais devastadora. Pela primeira vez, este espetacular documentário que o Odisseia apresenta analisa todos os acontecimentos da Terra, na sua incrível viagem de um ano à volta do Sol.

Segunda-feira 24, 18h00
Terça-feira 25, 4h00/11h00

Terça-feira 25, 18h00
Quarta-feira 26, 4h00/11h00

Quarta -feira 26, 18h00
Quinta-feira 27, 4h00/11h00

Natureza do Mundo: Engenharia Animal

Diz-se que não conhecemos realmente uma pessoa enquanto não entrarmos na sua casa. O mesmo se pode aplicar aos animais. Conheceremos os lares de alguns dos grandes arquitetos do mundo animal, obtendo uma visão mais completa do seu âmbito mais privado. Veremos por exemplo como os castores conseguem ocupar um quilómetro de rio para uma única família, ou como os eremitas bronzeados utilizam as teias de aranha para pendurar os seus filhotes das copas das árvores. Muitos servem-se do trabalho em equipa, como por exemplo as térmites, que podem conseguir com uma arquitetura imponente com ar condicionado e controlo de temperatura, jardins e poços de água. Embora talvez o melhor exemplo de trabalho em equipa seja o da formiga correição. Desde os cães das pradarias da América do Norte aos corvos-marinhos das ilhas Galápagos, o Odisseia viaja pelo mundo à procura das extraordinárias construções dos melhores arquitetos do reino animal.

Quinta-feira 27, 18h00
Sexta-feira 28, 4h00/11h00

Natureza do Mundo: Salvar o Panda

O WWF começou em 1961 como um pequeno grupo de entusiastas dedicados ao meio ambiente. Hoje em dia, tornou-se uma das organizações de conservação da natureza mais importantes do mundo. No seu quinquagésimo aniversário, o canal Odisseia viaja até à China, mais concretamente a Chengdu, onde se encontra o centro de criação de pandas gigantes mais importante do mundo. Graças a colaborações internacionais, este centro pode desenvolver um trabalho pioneiro na criação de pandas em cativeiro. Foi o primeiro a ter sucesso na utilização de inseminação artificial, o primeiro a criar um par de gémeos sem assistência humana e o primeiro a utilizar amostrar de ADN para a sua reprodução. Todo este trabalho traduziu-se num vagaroso e esperançoso aumento de nascimentos de crias saudáveis. Durante 18 meses, seguimos uma mãe e as suas crias, desde a conceção até à preparação para a sua libertação no seu habitat natural, num futuro próximo. Esse é o maior objetivo de todos os que aqui trabalham: devolver o panda gigante à natureza.

Sexta-feira 28, 18h00
Sábado 29, 4h00/11h00

Um Espião entre os Ursos Polares

Os ursos polares têm fama de serem os plantígrados mais carismáticos e desastrados do reino animal. Filmado ao longo de mais de um ano nas ilhas árticas de Svalbard, a norte da Noruega, este documentário coloca-nos mais próximos do que nunca do maior predador do mundo, com a ajuda da última tecnologia em camuflagem. Graças a câmaras ocultas em estruturas em forma de icebergue ou bolas de neve, obtivemos imagens inéditas que nos permitiram observar o comportamento destes reis do gelo como nunca antes se havia visto. O canal Odisseia apresenta um retrato íntimo da vida de uma família de ursos polares, um documentário que nos mostra a extraordinária curiosidade e inteligência deste imponente animal, assim como da sua astúcia para adaptar-se a um mundo em mudança, onde a diminuição de gelo é uma ameaça cada vez mais presente.

Segunda-feira 31, 17h00
Terça-feira 1 (Janeiro), 3h00/10h00

Segunda-feira 31, 18h00
Terça-feira 1 (Janeiro), 4h00/11h00