Select Page

O Valor do Dinheiro

Qual é nossa verdadeira relação com o dinheiro? Como interagem duas forças tão poderosas como a mente humana e o dinheiro? Como funciona a psicologia humana em relação às finanças ou aos estímulos publicitários? É a diferente atitude perante o gasto a grande fonte de problemas dentro de um casal? Que papel desempenha o dinheiro para os jovens numa sociedade consumista? Numa época de recessão como esta, muitos ainda têm a esperança de que tornar-se rico é a solução para todos os males… mas pode viver-se sem dinheiro? E sobretudo, pode ser-se feliz sem dinheiro?

Como dispara a criatividade humana perante períodos de crise económica até ao ponto de tirar partido dela? Por que as teorias da economia clássica não foram capazes de prever a crise global e ainda não encontraram a solução para travá-la? Comprovaremos que o estado de ânimo, a tomada de decisões e a atividade económica estão mais estreitamente ligados do que pensamos. De segunda-feira, dia 24, a domingo, dia 30 de outubro, o Odisseia oferece uma programação especial sobre as diferentes atitudes do ser humano perante o dinheiro e os diferentes valores que lhe são atribuídos.

Capítulos

Desde a Grande Depressão, a situação financeira actual é descrita pelos analistas financeiros como a pior crise acontecida desde então. Este interessante documentário que o Odisseia lhes oferece tenta revelar as razões pelas quais as teorias da economia clássica não foram capazes de prever esta crise global, e ainda não deram com as chaves para a deter. Neste contexto surge uma nova ciência que tem por objecto incorporar a psicologia humana nas finanças e economia. Seremos testemunhas de reveladoras experiências que mostram como responde o cérebro de um corretor da bolsa de Wall Street durante a sua trepidante e stressante jornada laboral, por que o ser humano reage com pânico perante situações económicas extremas ou como as mentes dos consumidores se vêem ultrapassadas pelo excesso de oferta sem serem capazes, por vezes, de tomarem decisões racionais. Além disso, comprovaremos que o estado de ânimo, a tomada de decisões e a actividade económica estão mais estreitamente ligados do que pensamos. Não percam este original documentário onde descobriremos a misteriosa e surpreendente relação entre as duas forças mais poderosas do planeta: a mente humana e o dinheiro.

Segunda-feira 24, 23h00

Terça-feira 25, 7h00/16h00

O Odisseia convida-o para uma viagem pela Califórnia, Europa e Dubai para conhecer diferentes personagens que tornaram a crise económica numa boa oportunidade. Histórias que vão da diversão ao absurdo e até, às vezes, ao lamentável. Desde um “Acampamento Milionário” para crianças, a prostitutas em Berlim que oferecem eco-descontos ou os proprietários de um hotel francês com novidades nas suas ofertas como a experiência-hamster. Esta viagem vai intercalando-se com irónicos relatos de várias soluções financeiras que as pessoas levaram a cabo durante a Grande Depressão da década dos 30. Um documentário cheio de humor, às vezes negro, onde serão abordadas as ironias universais da existência moderna guiada pelos mercados. Quando os tempos são duros os homens e mulheres de negócio tiram toda a sua invenção e o espírito empresarial surge dos escombros da recessão.

Terça -feira 25, 23h00

Quarta-feira 26, 7h00/16h00

Num mercado de consumo cada vez mais especializado e saturado de anunciantes, os estudos tradicionais não são capazes de garantir o sucesso de um produto. Os vendedores sabem-no e, na sua incessante procura de ferramentas que ajudem a potenciar a sua marca, o neuromarketing representou uma revolução. O Odisseia apresenta este interessante documentário que revela esta nova técnica de investigação de mercados baseada no estudo dos efeitos que os estímulos publicitários exercem sobre o cérebro humano no intuito de conseguir prever a conduta do consumidor. Através do uso de técnicas, tais como a ressonância magnética, são capazes de identificar que anúncios e produtos nos seduzem ou quais nos desagradam ou que estímulos sensoriais são activados no momento da escolha de um determinado produto em lugar de outro. Conheceremos, também, as opiniões de defensores e críticos, assim como das suas eventuais vantagens e perigos. Existe manipulação no neuromarketing? Onde está a linha que separa os objectivos empresariais e a liberdade de escolha do consumidor? França, Estados Unidos, Itália e Reino Unido serão alguns dos cenários onde examinaremos esta revolucionária técnica publicitária directa ao subconsciente.

Quarta-feira 26, 23h00

Quinta-feira 27, 7h00/16h00

A fotógrafa e diretora Lauren Greenfield, conhecida pelo seu premiado trabalho “Medo de comer”, aproxima-nos das inquietações e pensamentos dos jovens de Los Angeles sobre o papel que o dinheiro desempenha nas suas vidas. Desde ricos a pobres, desde os bairros de luxo com vistas para o oceano Pacífico até aos bairros mais humildes da zona este da cidade, os rapazes mostram-nos, numa série de entrevistas pessoais, que, apesar das diferenças económicas, todos eles estão marcados pela mesma cultura do consumismo. O Odisseia mergulha na perceção do dinheiro dos jovens e como a última geração se deixa levar pela imagem para criar a sua identidade pessoal.

Quinta -feira 27, 23h00

Sexta-feira 28, 7h00/16h00

O dinheiro é, provavelmente, o que faz com que o mundo continue a girar mas somos realmente felizes com a maneira como nos faz sentir? Enquanto aguentamos como podemos os desafios da crise, e desesperamos perante os bónus milionários que os banqueiros dividem, para muitos os únicos culpados do desastre financeiro, o Odisseia propõe-lhes este interessante documentário que tenta encontrar as respostas para as diferentes atitudes do ser humano face ao dinheiro. O que faz com que dêmos dinheiro diariamente num café sobrevalorizado mas impede que paguemos um plano de pensões para a nossa reforma? Por que o salário médio é para alguns um luxo e para outros uma luta diária para chegar ao final do mês? É atualmente a diferente atitude em relação a gastos a grande fonte de problemas dentro de um casal? E, nesta época de austeridade, como é possível que muitos de nós ainda tenham a esperança que ficar rico é a solução para todos os nossos males?

Sexta-feira 28, 23:00h

Sábado 29, 7:00/16:00h

Sábado 29, 23h00

Domingo 30, 7h00/16h00

Domingo 30, 23h00

Segunda-feira 31, 7:00/16:00h