Select Page

O Odisseia celebra 91.º aniversário de Jane Goodall, a rainha dos primatas

Neste Mês da Terra o canal Odisseia comemora o aniversário de Jane Goodall, uma das figuras mais importantes da luta pela preservação animal. 

Jane Goodall nasceu a 3 de abril de 1934, em Londres, filha de um homem de negócios e de uma escritora. Enquanto jovem mulher, Goodall procurou seguir uma carreira diferente e mais plena que a dos pais, optando pela ciência. Assim, Goodall foi trabalhando para se tornar zoóloga, primatologista e antropóloga. Atualmente, após mais de 60 anos de carreira, Goodall é considerada por muitos cientistas, como a maior especialista do mundo em chimpanzés.

Ao longo dos seus anos de trabalho, Goodall demonstrou o seu talento ao estudar várias espécies de primatas, principalmente chimpanzés, acabando por receber diversos prémios de renome como o prémio de Quioto, a medalha de Hubbard e a condecoração pela Excelentíssima Ordem do Império Britânico. 

A paixão animal

Jane Goodall demonstrou uma paixão avassaladora por animais desde tenra idade, após demonstrar grande afeto a um pequeno chimpanzé de peluche que o pai lhe ofereceu. Goodall revelou numa entrevista que este boneco ainda hoje se encontra a seu lado, permanecendo na sua mesa de cabeceira. 

Educação pouco convencional

Ao contrário do que se possa esperar, Jane Goodall não começou a sua carreira com uma formação científica formal, optando por mergulhar diretamente na investigação, aprendendo conforme ia realizando as suas descobertas, sendo acompanhada de perto por Louis Leakey, um antropólogo muito conceituado e respeitado. 

Descobertas históricas

Uma das descobertas mais importantes realizadas por Goodall, foi a constatação de que primatas como os chimpanzés partilham de comportamentos semelhantes aos dos seres humanos. Após esta constatação, Goodall foi a primeira pessoa a testemunhar e documentar o uso de ferramentas por parte dos chimpanzés. 

Além disso, Goodall ajudou ainda a identificar a complexidade social e emocional das comunidades de chimpanzés. Esta descoberta permitiu perceber a forma como os primatas desenvolvem ligações emotivas entre si, como sofrem em caso de luto e como reagem em conflito. 

Na luta pela conservação

Ao longo da sua longa vida, Goodall tem feito vários esforços para preservar a vida animal, entre eles está a criação da fundação Jane Goodall Institute, e o desenvolvimento do programa de conservação animal Roots & Shoots, que visa proteger os chimpanzés e impulsionar a educação dos mesmos. 

Jane Goodall já passou diversas vezes pelo Odisseia, com programas comoJane Goodall: A Esperança para os Chimpanzés” e “Jane Goodall: A Nova Geração“, em que a zoóloga apresenta a sua perspetiva sobre o mundo animal, deixando sempre uma mensagem importante para a preservação animal nos dias de hoje. 

Lembra-te!

No dia 3 de abril, Jane Goodall celebra o seu 91.º aniversário, naquele que é mais uma etapa importante no Mês da Terra. 

Descobre também outras novidades no nosso blogue.