Dia 1 de setembro, o Odisseia dá a conhecer um dos maiores Parques Nacionais do mundo com a série Serengeti.
As alterações climáticas são um verdadeiro perigo para a humanidade, mas são acima de tudo uma grande ameaça para a Natura, o que tem levado à criação de Parques nacionais para a preservação de espécies únicas de fauna e flora.
Os Parques Nacionais são áreas protegidas pelo Estado, como forma de preservação de ecossistemas importantes para a sustentabilidade do planeta e das suas espécies. Desta forma, através da implementação de Parques Nacionais, os países do mundo procuram manter a segurança das suas espécies autóctones, bem como a sua beleza.
Parques Nacionais pelo Mundo
Os Parques Nacionais são reconhecidos um pouco por todo o mundo, tendo sido definido em 1969, pela International Union for Conservation of Nature, que estas áreas devem ser caracterizadas por ecossistemas naturais não modificados por intervenções humanas. Devem ainda estar sob a alçada da instituição mais alta do respetivo país e, acima de tudo, deve ser limitada a presença humana nestes locais.
Atualmente é reconhecida a existência de pelo menos 6 mil Parques Nacionais por todo o mundo, distribuídos por 100 países que têm como missão preservar a natureza e a biodiversidade. Entre os principais parques do mundo, encontram-se Parque Nacional de Sagarmatha, no Nepal, casa do Monte Evereste; o Parque Nacional de Torres del Paine, no Chile; o mágico Parque Nacional de Zhangjiajie, na China, que foi usado como inspiração aos filmes “Avatar” de James Cameron; e Yellowstone, nos EUA, o primeiro Parque Natural criado.
Parques Nacionais em Portugal
Portugal por sua vez só possui um Parque Nacional oficial, o Peneda-Gerês, mas existem outros parques com características semelhantes espalhados pelo país, mas que não preenchem todos os requisitos para o título. Entre estes encontram-se o Parque Natural do Douro, seguindo-se do Parque Natural do Alvão e o famoso Parque Natural da Serra da Estrela.
Lembrate!
O mundo selvagem do Serengeti está em destaque no Odisseia já no dia 1 de setembro.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.