Dia 8 de fevereiro estreia no ODISSEIA a nova série “Parques Nacionais Desde o Ar”.
Em fevereiro, o ODISSEIA viaja pelos vários cantos do mundo para dar a conhecer “Parques Nacionais Desde o Ar“, uma série que explora a beleza natural de algumas das regiões mais importantes do globo. Ricos em fauna e flora, estes parques nacionais distinguem-se pelo seu património natural de grande importância, mas também pela sua biodiversidade cultural.
Das paisagens geladas da Islândia, às planícies escaldantes da Eurásia, estes são os principais parques nacionais que podes conhecer no ODISSEIA:
Cairngorms

Localizado na Escócia, Cairngorms é o maior parque nacional do Reino Unido, composto por mais de 4,528 km², representando 6% de todo o território escocês. Este parque cobre uma grande área das terras altas da Escócia, abrangendo campos verdejantes, montanhas nevadas e muita vida selvagem. Além disso, todos os anos, milhares de turistas visitam a região em busca de belas caminhadas, estâncias de ski e a oportunidade de conviver com animais exóticos.
Segundo a parque nacional de Cairngorms, esta região protegida é responsável por abrigar um quarto das espécies raras de todo o Reino Unido, tornando-o num dos locais de maior biodiversidade da região.
Snowdonia

O parque nacional de Eryri, também conhecido como Snowdonia, foi estabelecido em 1951 e está localizado no País de Gales. Eryri trata-se do terceiro maior parque do Reino Unido e o maior do País de Gales, com 2,130 km² e 26 mil habitantes, dos quais a grande maioria ainda fala galês.
Local de vários habitats raros, Eryri é composto por 93 montanhas, vales glaciares e florestas medievais. Além disso, a região tem um papel importante não só para a preservação da biodiversidade, mas também para a cultura do país, recebendo mais de 4 milhões de visitantes todos os anos.
Göreme
Património Mundial da UNESCO desde 1985, o parque nacional de Göreme está localizado na Turquia. Este é um local de belas paisagens vulcânicas, cavernas milenares e vários achados arqueológicos remetidos ao império Bizantino.
Composto por planícies, vales e regiões montanhosas, Göreme destaca-se pelas suas chaminés vulcânicas, uma das principais atrações da região. Além disso, o parque torna-se ainda uma bela região para visitar construções de civilizações antigas gravadas na rocha natural, bem como as icónicas viagens de balões de ar quente, através das quais é possível vislumbrar as paisagens vibrantes.
Cévennes

França é casa do parque nacional de Cévennes, uma das regiões protegidas mais distintas e diversas do país. Abrangendo aproximadamente 913 km², o parque conta com paisagens montanhosas e uma profunda cultura, bem como uma grande variedade de aldeias históricas abandonadas.
Cévennes desfruta de vários séculos de tradições agropecuárias, com indícios de civilizações pré-históricas remetendo a 400.000 a.C.. Além disso, devido a uma geologia e clima variado, o parque nacional torna-se habitat natural de uma grande diversidade de fauna e flora.
Ao longo de 6 episódios, os espectadores têm oportunidade de explorar estes e muitos mais parques nacionais, ficando a conhecer a sua riqueza populacional, cultura e história, bem como o reino animal que neles habita.
Lembra-te!
“Parques Nacionais Desde o Ar” estreia no ODISSEIA, dia 8 de fevereiro, pelas 16h.
Descobre também outras novidades no nosso blogue.