Select Page

Por detrás da guerra

Todas as guerras têm um lado oculto. Mais de 50 anos depois da última guerra mundial, julgamos saber tudo sobre os dois conflitos mais sangrentos da História da Humanidade.

 

Mas, por detrás da morte e da destruição, das tácticas militares, das vitórias e das derrotas, escondem-se muitas outras histórias e segredos: a I Guerra Mundial foi o berço do desporto moderno, o computador teria sido um invento impossível sem as contribuições de Alan Turing para decifrar o código nazi. A II Guerra Mundial poderia ter acabado de maneira muito diferente se Hitler tivesse ganhado a “guerra do petróleo”. Vamos revelar-te alguns enigmas que se escondem por detrás da guerra.

Estreia Exclusiva
Jogos de Guerra
Quarta-feira 16 às 22:30h
No meio de um dos conflitos mais sangrentos da história, centenas de soldados encontraram uma nova forma de enfrentar o trauma da guerra e o medo da morte: jogos. Entre as trincheiras, a poucos metros do campo de batalha onde voavam balas e rebentavam bombas, ouviam-se também os gritos de vitória dos soldados adeptos do futebol, do boxe e do atletismo. Organizaram ligas e campeonatos, prémios e medalhas, e tal como na guerra, houve vencedores e vencidos. Plantaram a semente daquilo que conhecemos hoje como o desporto organizado e deram a sua vida para que outros pudessem continuar a jogar.

Estreia Exclusiva
Hitler e a Guerra do Petróleo
Quarta-feira 23 às 22:30h
Pouco depois do início da II Guerra Mundial, as reservas de combustível da Alemanha Nazi estão prestes a esgotar-se. A guerra relâmpago levada a cabo pelos tanques e aviões de Hitler, ameaça esgotar todas as reservas. A única esperança é conquistar Baku, capital de Azerbaijão e o maior produtor de petróleo do mundo. Mas os soviéticos preferem apagar a cidade do mapa do que a entregar aos inimigos do III Reich.

Estreia Exclusiva
Decifrando o Código Nazi
Quarta-feira 30 às 22:30h
Alan Turing foi um dos heróis mais importantes da II Guerra Mundial. Era também um ser antissocial, obsessivo e antibélico. Foi condenado naquela altura por causa da sua orientação sexual e essa situação acabou por o empurrar para o suicídio. Hoje é reconhecido como um dos pais da informática moderna e uma das pessoas mais importantes do século XX. O seu sonho continua a ser o de muitos engenheiro e um dos feitos que pode marcar o rumo da humanidade: construir um cérebro artificial. O primeiro passo em direção a essa meta foi construir um computador para decifrar o Enigma, o sistema de encriptação nazi, e colocar um fim à II Guerra Mundial.