Select Page

Os Povos indígenas dão-se a conhecer ao mundo no Odisseia

“Os Meus Vizinhos da Tribo” chega ao canal Odisseia a 7 de agosto, pelas 22h30.

Os povos indígenas são categorizados pela sua cultura distinta e pela forte ligação que possuem com a terra e com a natureza, principalmente devido a tradições perpetuadas através de laços ancestrais duradouros.

A evolução tecnológica e a globalização podem ter revolucionado o conceito de comunidade e desenvolvimento para o ser humano, mas a verdade é que os povos indígenas continuam a ter um papel presente no dia a dia de muitos continentes espalhados pelo mundo, desde as Américas, passando por África e até no sul da Ásia. Atualmente, os povos indígenas compõem cerca de 6% de toda a população mundial.

Foto de Oncy Oni, via Pexels

Este facto faz-se sentir em particular na Amazónia, onde é especulado que atualmente existam mais de 1,7 milhões de indígenas a viver na floresta tropical, em particular em território brasileiro. 

Os povos tribais da Amazónia estão entre os mais remotos e isolados, evitando ao máximo o contacto com civilizações mais desenvolvidas, algo que tem estado em perigo com o crescimento exponencial da desflorestação que tem dizimado o habitat destes povos.

OS DIREITOS DE INDÍGENAS

Ao longo dos últimos trinta anos, muito se tem feito pelo mundo para reconhecer os direitos dos povos indígenas e para preservar a integridade das suas culturas. Foi desta forma que as Nações Unidas desenvolveram em 2007 a Declaração de Direitos dos Povos Indígenas, permitindo estabelecer diversos programas que visam proteger estes povos contra a interferência externa e contra a ganância de diversas empresas que procuram explorar os recursos naturais dos seus territórios.

ALTERAÇÕES CULTURAIS

Apesar dos diversos mecanismos estabelecidos para a proteção destes povos, a verdade é que muitas tribos continuam a sofrer e a ver a sua sustentabilidade prejudicada. Seja pelas alterações climáticas, ou pela interferência de civilizações externas, muitos povos indígenas têm-se visto obrigados a abandonar os seus territórios, o que os leva não só a arriscar a sua sobrevivência ao abandonar o seu habitat, mas obrigando-os também a deixar o seu isolamento e a interagir com povos mais desenvolvidos.

Indígenas Odisseia

Foto de uncoveredlens Eze Joshua, via Pexels

Exemplo disso é a tribo Mashco Piro, uma das mais isoladas do mundo, que recentemente se deixou fotografar nas margens de um rio no Perú. Vários peritos acreditam que este acontecimento preocupante se deveu à falta de comida, que levou a tribo a abandonar a segurança da sua comunidade em busca de novo sustento.

Vem descobrir!

As civilizações indígenas marcam presença no Odisseia em agosto com “Os Meus Vizinhos da Tribo” (dia 7).

Descobre também outras novidades no nosso blogue.