Select Page

Seduçao Animal

Pensávamos que a arte de sedução era exclusiva dos seres humanos e que as relações no mundo selvagem se guiavam apenas por instinto. Mas, mais uma vez, a natureza surpreende-nos ao mostrar-nos incríveis técnicas para atrair o sexo oposto, para dominar, manipular e, além disso, mostra-nos também a sua inclinação para a infedilidade.

Odisseia comemora São Valentim: De segunda-feira 11 a sexta-feira 15, às 17h.

Galãs do Reino Animal

A selecção sexual é um dos mecanismos que o biólogo Charles Darwin utilizou para explicar a evolução das espécies. Trata-se do processo de escolha de parceira que alguns animais realizam para garantirem que os seus genes são transmitidos correctamente à geração seguinte. Mas acasalar com a parceira desejada não é tarefa fácil e os mamíferos, pássaros, insectos, répteis ou peixes desenvolveram aparências extravagantes e ornamentos exagerados para chamar a atenção e transmitir mensagens. Sem ir mais longe, as cores dos pavões reais, as armações dos alces, a chamada das rãs ou a dança das aranhas não são mais que exibições para o sexo oposto. Nos últimos anos, os cientistas realizaram descobertas surpreendentes sobre a maneira de se fazer a corte no reino animal. Não perca este curioso documentário que o Odisseia lhe apresenta, em que, através da utilização de tecnologias revolucionárias como a robótica, a análise química, o uso de câmaras especiais e até a animação por computador, poderá observar alguns namoros nunca antes estudados e entender verdadeiramente alguns códigos até agora por decifrar.

Segunda-feira 11, 17h00
Terça-feira 12, 6h00/14h00

Terça-feira 12, 17h00
Quarta-feira 13, 6h00/14h00

Rainhas da Savana

Muitas vezes esquecidas e ignoradas, as fêmeas dos animais mais importantes da savana africana guardam inúmeras surpresas para nós. Vemo-las como obedientes e submissas, mas, como iremos descobrir, podem ser dominadoras, independentes, muitíssimo manipuladoras e muitas vezes infiéis. Depois de um período de solidão em Savannah Lane, têm encontros com amantes ocasionais e, posteriormente, surge a maternidade. Ser mãe é uma arte e exige uma devoção sem fim, paciência e longas semanas de sacrifício. Especialmente, quando os territórios disponíveis são muito escassos e têm de ser partilhados com vizinhos perigosos. Com um estilo narrativo próximo da ficção e com muito sentido de humor, o Odisseia apresenta esta série documental que mostra a vida destas fêmeas, as suas obrigações, as suas tarefas diárias e a sua relação com os machos na savana africana.

Quarta-feira 13, 17h00
Quinta-feira 14, 6h00/14h00

Quinta-feira 14, 17h00
Sexta-feira 15, 6h00/14h00

Sexta-feira 15, 17h00
Sábado 16, 6h00/14h00